Interesse do brasileiro em usar economias para viajar volta a crescer, aponta pesquisa IPESPE/FEBRABAN

O interesse do brasileiro em usar os recursos que consegue economizar no mês para investir em viajar voltou a aumentar em 2023. É o que aponta a mais recente pesquisa RADAR FEBRABAN, apresentada na última sexta-feira (8) para todo o país.

Viajar

Conforme o levantamento, 15% dos entrevistados em dezembro de 2023 pretendem usar as economias para fazer turismo, índice que era de 12% no mesmo mês de 2022. Sobre o tema, o público tinha a opção de escolher mais de uma destinação para os recursos.

“A vontade de viajar subiu três pontos. Tal aspiração é mais citada na faixa acima de 60 anos (21%) e nas faixas de escolaridade e renda mais altas (nível superior: 20%; mais de 5 SM: 21%)”, afirma o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

Nos últimos 30 meses, a expectativa de usar sobras financeiras em viagens registrou pico de respostas em junho de 2021, quando 29% dos entrevistados escolheram disseram ter interesse em usar as economias para viajar. O índice caiu a 12% em dezembro de 2022 e registrou a mínima no período de 11% em fevereiro de 2023. Desde então, vem em recuperação.

Outras opções de investimento têm apresentado estabilidade na comparação entre dezembro de 2022 e 2023, como comprar imóvel, com a preferência de 31%; aplicar na poupança, com uma fatia de 19%; e reformar a casa, opção relatada por 21% dos brasileiros.

Das principais alternativas, somente houve alta em aplicar em outros investimentos bancários (de 20% a 25% no comparativo) e fazer cursos e melhorar a sua educação e da família (de 12% a 16%), além do turismo.

Sobre a Pesquisa

Realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do País, pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) para a FEBRABAN, esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia as expectativas dos brasileiros sobre este ano e para o próximo, tanto em relação à vida pessoal, quanto em relação à política e à economia do país, e mensura como a população encara as compras de fim de ano, o endividamento, a Reforma Tributária, os golpes e tentativas de golpes bancários. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras. Confira a apresentação no link.

FEBRABAN

Deixe um comentário