Biografia celebra trajetória da estilista Martha Medeiros do sertão a Hollywood

Fundadora de uma marca de luxo 100% brasileira, a estilista Martha Medeiros é um ícone da indústria da moda, exemplo de empreendedorismo e impulsionadora do mercado brasileiro de renda artesanal. Na biografia Do Sertão a Hollywood, a jornalista e escritora Eliane Trindade revela os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou Martha e transformou a vida de rendeiras nordestinas.

Do Sertão a Hollywood

A obra narra a trajetória da empresária alagoana que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras. Suas criações brilham em tapetes vermelhos e levam ao mundo uma marca genuinamente nacional. Com maestria, a autora apresenta uma jornada movida a grandes sonhos e fundamentada pela coragem. Além de reunir depoimentos de famosos, colaboradores e familiares, o livro conta com um caderno de fotografias, criando mais uma camada à experiência de leitura.

Antes de ingressar no mundo da moda, Martha Medeiros vendeu artesanato, foi bancária e sacoleira. Dona de um espírito empreendedor, decidiu empoderar mulheres e levar a arte brasileira para fora do país. Ainda na infância, a garota nordestina fazia roupas de bonecas com sobras de tecido e o auxílio de costureiras da avó. Mais tarde, ajudou a criar uma feira de artesanato em Alagoas, bordava peças prontas para vender e investiu o dinheiro que não tinha para começar a produção de roupas e criar a própria marca.

A cada capítulo, Eliane revela uma Martha Medeiros obstinada, que não se abateu por dificuldades financeiras, doença ou os muitos “nãos” recebidos. Em “Deus é sócio, e o papa, garoto-propaganda”, episódio engraçado e repleto de reviravoltas, o Papa Francisco acabou posando para fotos a custo zero para a linha home da marca, depois de receber um enxoval completo. Outra prova de que a fé inabalável e o enorme faro para negócios são aliados da estilista em todos os momentos.

Enquanto planeja os próximos passos, continua fazendo história com o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um precioso conhecimento ancestral chamado por ela de o verdadeiro luxo do Brasil. A atriz Sofía Vergara, que ajudou a estilista brasileira nos primeiros passos do sertão a Holywood, a considera “multitalentosa”. Ela resume bem a trajetória revelada no livro: “Martha é mais do que uma designer extraordinária, ela é uma artista revolucionária”.

Ficha técnica

Livro: Do Sertão a Hollywood
Autoria:
Eliane Trindade
Editora:
Matrix Editora
ISBN:
978-65-5616-399-4
Páginas:
224
Preço:
R$ 59,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

Sobre a autora

Eliane Trindade é jornalista e escritora. Atualmente é editora da Folha Social+ e titular da coluna Rede Social, na Folha de S. Paulo. Em 2005, lançou o livro “As meninas da esquina”, coletânea de diários de seis adolescentes vítimas de exploração sexual no Brasil. A obra inspirou o filme “Sonhos roubados, de Sandra Werneck, estrelado por Nanda Costa.

Redes sociais da autora

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com quase 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e, também, são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário