Os ambientes impactam mais do que imaginamos em nossa vida. Ter um olhar atentopara os espaços é de suma importância para o bem-estar e o aumento da qualidadede vida. Cuidar de cada detalhe, pensar onde posicionar os mobiliários,quais materiais incluir, quais produtos de limpeza utilizar, como dividir osespaços para maior convívio da família fará toda a diferença na sua saúde alongo prazo. Para além do que é visível, temos as interferências telúricas que sãoprovenientes do subsolo e que impactam na energia e saúde dos ambientes e dosusuários desses espaços.
O ideal para se ter uma boa vida com qualidadeenergética – lembrando aqui que nós e tudo que existe é energia – seria fazerum levantamento do local antes de se construir, como era feito por nossosancestrais, mas hoje não damos mais importância a estes aspectos, até porquemuitos compram a morada já construída. E o que fazer para se proteger e vivernum lugar melhor?
Buscar profissionais que estão atentos a sua morada de uma forma mais ampla é oprimeiro passo. Pensar em somente mobiliar a casa dentro de tendências não é aforma mais salutar que se tem para se viver. É necessário ir além do que estásendo visto. É preciso sentir e investigar o lugar, escolher os melhoresmateriais que não impactam na saúde de quem vai morar e nem na do Planeta,posicionar equipamentos e elétrica de forma a diminuir o efeito doeletromagnetismo nas pessoas e tantas outras coisas que estão fora do escopo detrabalho de tantos profissionais da área do MORAR.
Sendo o Eco Gaia Design de Interiores especialista nesta linha de projetarespaços, enumerou aqui 8 pilares que são primordiais para uma casa saudável. . Qualidade do ar interno – buscar formas de promover a ventilaçãocruzada com entrada de ar natural. A qualidade do ar interno é 90% maispoluente que o ar externo e em um projeto saudável, a busca pela melhoria destear é primordial. Desta forma consegue reduzir a secura do ar, a irritação dosolhos e da garganta. Ficar atento e propor soluções para mofos e bactérias,reduzindo assim infecções pulmonares.
. Qualidade da água – é pensado desde a tubulação que é utilizada até asmelhores formas de filtragem, evitando assim a fluorose, cálculos renais,infecções intestinais, infertilidade e alteração do PH do nosso corpo. Chamamosa atenção para a questão da água clorada e fluorada. O cloro está presente naágua para que ela não estrague. Então, consumimos cloro a vida inteira. O mesmoocorrendo com o flúor. Não somos todos deficitários de flúor. É necessário seavaliar caso a caso e, somente o profissional da área pode prescrever. Hojevivemos num bloco, todos sendo vistos como iguais e estas atitudes impactam nanossa saúde.
. Iluminação – promover um ambiente iluminado de forma natural eartificial é o ideal, para cada período do dia, considerando as necessidades detrabalho, descanso, relaxamento. Respeitar o nosso corpo é o foco. É precisoentender o corpo humano para se pensar em iluminação. Ela ajuda, mas podeatrapalhar muito a saúde se for pensada e projetada de forma a não respeitar asnecessidades inerentes ao ser humano. Aqui, podemos destacar alguns efeitosgerados por uma iluminação deficitária: dores de cabeça, depressão, ausência deânimo, falta de produção de hormônios imprescindíveis para a saúde humana,cansaço, falta de atenção, pouca produtividade.
. Qualidade acústica – o ruído pode produzir estresse físico e psicológico,aumento da pressão e do colesterol, riscos cardíacos. Aqui se buscaalternativas para diminuir ao máximo os sons do interior da casa. As soluçõessão dadas através de especificações de materiais e equipamentos que diminuem osruídos nos ambientes e respeitam os níveis de decibéis.
. Qualidade de materiais – Em uma especificação de materiais, a busca emreduzir o uso de metais pesados, formaldeídos e compostos orgânicos voláteisvem em primeiro lugar. Podem ser encontrados em tintas, vernizes, produtos delimpeza, acabamento de móveis e revestimentos. Desta forma, são evitadosproblemas de pele e pulmonares, que afetam os sistemas respiratórios, provocama má formação fetal e podem levar ao câncer de pulmão e bexiga.
. Paisagismo – a natureza é o padrão. Nós somos a natureza. Os ambientesinternos necessitam de vegetação para uma boa saúde. A presença de plantas nosespaços nos conecta com a natureza, diminui o nível de estresse, eleva orelaxamento, melhora a qualidade do ar. Exala saúde.
. Psicologia do ambiente – pensar em espaços de troca e convivência emfamília é focar na saúde mental de todos. Aqui se busca criar possibilidades deunir a família através dos ambientes projetados. Nesta etapa também é pensado oimpacto das cores na vida das pessoas, o efeito organização nos espaços e todaa dinâmica da família.
. Sustentabilidade – pensar em uma forma amorosa com o nosso planeta.Reduzir os impactos ambientais gerados pela execução de obras é o caminho. Utilizaros 3’Rs é primordial – REUTILIZAR / REUTILIZAR / RECICLAR.
Se aproxime da sua casa e busque uma vida mais saudável.
Sobre o Eco Gaia
Anna Persia Bastos, idealizadora e proprietária do Eco Gaia Design deInteriores e do Espaço Eco Gaia, traz um novo conceito de espaço corporativo,com ações focadas na sustentabilidade, com brechó e sebo, espaço paraexposições e um showroom com objetos de decoração autorais, mobiliário afetivo,introduzindo o conceito de estilo de vida sustentável, criativo e inteligente,de espaço saudável relacionado a uma integração de vários fatores eestratégias, visando o bem estar, acessibilidade, inclusão e a melhoria dequalidade de vida. Não à toa, Anna Persia utiliza em seus projetos doconhecimento em Neuro Design, Design Biofílico, Vegan Design, Neuroarquiteturae Geobiologia.
O Eco Gaia Design de Interiores é especializado em projetos de espaçossaudáveis, por entender que os ambientes influenciam a vida das pessoas. Nestesentido, uma das preocupações está voltada para a sustentabilidade, por estarrelacionada ao respeito a todas as coisas. Não é possível pensar que nãosomos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar. Não há outrasaída a não ser buscar um mundo mais sustentável. Sustentável no sentido do nãodesperdício em todas as áreas. Em todos os seus projetos busca materiaiscom baixo impacto, que não agridem o meio ambiente e o ser humano, formas denão gerar tanto lixo, de poluir menos o meio ambiente, de reaproveitar o que ocliente tem, repaginando e dando outro valor a peças e mobiliários. É um olharamoroso pelo que temos e o medo de perder esta riqueza.
Sobre Anna Persia Bastos
Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importânciado espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer edaí passou para o Design de Interiores. – Instituto Marangoni Milano -Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização emDesign de Interiores: ambientação e produção de espaço – IPOG . Mestre emDiversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão – UFF .Técnico em Design de Interiores – IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN- Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico e Vegan Design. Formação em Neuroarquitetura, Geobiologia pela L’ÈcoleFrançaise de Géobiologie. Casa Saudável – Healthy Building Certificate.
Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposiçãosolo, “Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta”, com peças autoraisque foram criadas com refugo de obras. Em dezembro de 2022, lançou o livro “Conforto Ambiental e Educação”, sobre saudabilidade,inclusão e conforto em ambientes educativos. Também foi primeiro lugar com o “PROJETO ÁREA GOURMET”, na categoria Design de Interiores, no1º Concurso Cultural Projeta Arch.
Anna Persia Bastos / Eco Gaia Design de Interiores /Espaço Eco GaiaInstagram: @ecogaia.interiores @espaco.ecogaia