“O Som e a Fúria de Lady Macbeth” faz curta temporada na Cia. dos Atores, na Lapa

Como seria se Lady Macbeth, personagem icônica criada pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, atravessasse os séculos e aportasse antropofagicamente no Brasil contemporâneo? Esse é ponto de partida de “O Som e a Fúria de Lady Macbeth”, comédia que faz curtíssima temporada na sede da Cia. dos Atores, na Lapa, de 24 de novembro a 03 de dezembro, sextas-feiras e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Foto: Nando Machado

Com direção de Diogo Camargos, o monólogo aborda com humor sarcástico e debochado questões essenciais da nossa condição humana, como poder, ambição desmedida e maldade. Trata-se do primeiro texto da atriz e produtora Cristina Mayrink, que encarna a vilã tragicômica que atravessa os séculos desde a Idade Média e aportando antropofagicamente no Brasil de hoje, ao som de O Guarani de Carlos Gomes com a batida em ritmo de samba. Ela agrega uma multiplicidade de signos, metáforas e símbolos que se entremeiam como num autêntico quebra-cabeça de infinitas possibilidades. Na sua verborragia e barroquice, escancara suas verdades e dialoga com seus fantasmas, confrontando o público com suas ambiguidades: “O belo é podre e o podre é belo”.

– A peça mistura a fúria de Zé Celso e Antônio Abujamra com as aspirações anarquistas de Antonin Artaud e pigmentos de Tom Stoppard. A temática é universal e atemporal, ajustando-se particularmente aos dias de hoje, com o ressurgimento das arbitrariedades fascistas, a corrupção e as guerras que estão assolando o mundo – explica Cristina Mayrink.

Reconhecimento de público e crítica

O espetáculo estreou em novembro de 2022 no Festival de Monólogos no Teatro Glaucio Gill, onde fez temporada de um mês elogiada por público e críticos, como Wagner Correa de Araújo, Fúrio Lonza e Gilberto Bartholo, ganhando o Selo de Qualidade O Teatro Me Representa. A segunda temporada aconteceu em janeiro e fevereiro de 2023 no mesmo teatro, participando do Festival de Verão. No mês de julho, chegou ao palco do Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea.

Sobre Cristina Mayrink

Atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em 1991, integrou a Cia Os Fodidos Privilegiados, criada por Antônio Abujamra, por vinte anos, onde atuou em diversos espetáculos, como “Édipo Unplugged”, “Escravas do Amor” e “Comédia Russa”, dirigidos por João Fonseca. Criou a Mayrink Produções a partir do desejo de produzir e realizar projetos artísticos autorais no teatro e no cinema. Idealizou, roteirizou, produziu e atuou nos espetáculos “Esta Língua será da Alma para a Alma”; “Aberrações, uma cult-comédia”, direção de João Fonseca; “Quem de Mim você quer”, direção de Isabel Cavalcante; “De mim que tanto falam”, direção de Paula Sandroni e João Fonseca (ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2007); “A Dama do Mar”, direção de Isabel Cavalcante (vencedor do Fomento 2016) e “Marguerite, mon amour”, direção de Patrícia Niedermeier e Cavi Borges.

Ficha técnica:

Idealização, texto e atuação: Cristina Mayrink
Direção artística: Diogo Camargos
Assistente de direção: Daphne Madeira
Trilha sonora: Diogo Camargos
Figurino: Letícia Birolli
Desenho de luz: Diogo Camargos e Francisco Hashiguchi
Fotos de cena: Nando Machado
Design gráfico: Thiago Ristow
Programador visual: Ycaro Bruno
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Direção de produção: Cristina Mayrink
Realização: Mayrink Produções

Serviço:

Temporada: de 24 de novembro a 03 de dezembro de 2023
Dia e horário: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Endereço: Sede Cia. Dos Atores – rua Manoel Carneiro, 12, Escadaria Selarón, Lapa, Rio de
Janeiro – RJ
Entrada: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada), vendas na bilheteria do teatro e na plataforma
Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/o-som-e-a-furia-de-lady-macbeth/2218977)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: 12 anos
Gênero: Comédia

Deixe um comentário