Novembro Azul – Urologista da clínica Elsimar Coutinho explica sobre a saúde da próstata

No Novembro Azul, mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata, o urologista da Clínica Elsimar Coutinho, Dr. Gabriel Atta, chama a atenção para a importância dos cuidados relacionados à saúde da próstata, que é essencial para o bem-estar dos homens. O alerta do especialista é direcionado aos homens que estão enfrentando dificuldades para urinar, e aponta a importância de conhecer os sinais da hiperplasia prostática benigna (HPB), problema comum entre os homens mais velhos.

A condição pode se apresentar através de alguns sintomas característicos: quando o homem precisa fazer força para começar a urinar, além do jato urinário fraco e/ou intermitente.

“Podemos citar a urgência e frequência ao urinar, quando o homem sente a necessidade constante de urinar, especialmente à noite; assim como aquela sensação de que a bexiga não foi esvaziada, e quando mesmo após urinar, você ainda pode sentir que a bexiga não está vazia, e por fim o gotejamento, quando após urinar, pode ocorrer gotejamento de urina”.

A principal recomendação ao observar alguns desses sintomas, é não hesitar em consultar um médico, já que a HPB é tratável e a detecção precoce é fundamental para o tratamento da condição. “Cuidar da saúde da próstata é um passo importante para uma vida saudável”, destaca.

O especialista também enfatiza a importância do exame de toque retal e dosagem de PSA, para se verificar a existência de um câncer de próstata sem sintomas. “O exame deve ser feito a partir dos 45 anos, em alguns casos pode ser recomendado que se inicie antes, especialmente quando há histórico familiar”.

Saiba mais sobre Dr. Gabriel Atta:

Dr. Gabriel Atta é Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez residência médica em cirurgia geral e emergência, e em urologia em nível de pós-graduação. Como urologista, foi um dos fundadores pioneiros do programa de planejamento familiar do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH), e introdutor da técnica chinesa de vasectomia, aprimorando a já consagrada opção masculina para evitar filhos. Atualmente dedica-se à urologia geral com foco em doenças da próstata, reprodução humana, terapia hormonal e disfunções sexuais.

Sobre a clínica Elsimar Coutinho:

Com atuação há mais de 60 anos, a clínica Elsimar Coutinho oferece o que há de mais moderno no tratamento hormonal de homens e mulheres, sendo fruto de anos de estudo do Dr. Elsimar Coutinho, que dedicou sua vida à pesquisa e medicina. Atualmente, a clínica possui unidades em Salvador, Aracaju, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Maria del Carmen González Azevêdo

Deixe um comentário