O detalhe que Spielberg enfatizou para tornar Jurassic Park icônico

Já se passaram 30 anos desde a sua estreia nas salas de cinema, mas Jurassic Park continua a despertar o mesmo fascínio do primeiro dia. Há muitas razões pelas quais ele continua a surpreender, desde o espetacular trabalho de efeitos especiais, ao elenco memorável e à incrível direção de Steven Spielberg. Mas há um detalhe que se destaca dos demais, que vem à mente toda vez que o filme é nomeado: o logotipo.

Logomarca de Jurassic Park

Aparentemente simples, mas totalmente icônico e inesquecível. Aquele logótipo com o esqueleto do dinossauro sobre fundo vermelho, com o título do filme debaixo dos braços curtos, é uma imagem que continua a ter força e que tem sido referenciada de todas as formas possíveis. Spielberg sabia de sua importância para o sucesso do filme e é por isso que trabalhou com Tom Martin para acertá-lo.

Martin é um diretor de arte lendário que trabalhou com Spielberg em A Lista de Schindler, e também criando pôsteres e logotipos para filmes memoráveis como De Volta para o Futuro. Tom foi encarregado de criar um logotipo que funcionasse para o filme em si, mas também para o parque fictício dentro dele. Tinha que ser adequado para merchandising, que seria fundamental para a história e, em última análise, fundamental para o sucesso de Jurassic Park em todas as facetas.

Encontrado o logotipo

O processo não foi fácil. Martin buscou a colaboração de diferentes agências de marketing para encontrar o logotipo certo. Recebeu mais de cem propostas, conforme contou à Academia de Cinema para um artigo retrospectivo em sua homenagem, mas nenhuma convenceu nem ao estúdio, nem ao próprio Spielberg. Depois de muitas reviravoltas, Martin encontrou a resposta para seu problema bem debaixo de seu nariz, no livro original de Michael Crichton.

O esqueleto de dinossauro do logotipo é o mesmo que decora a capa original do livro que inspirou o filme, desenhado por um ilustrador chamado Chip Kidd. Martin colocou-o em um círculo acompanhado pela tipografia característica que lê o título. Embora ainda não estivesse totalmente completo, pois detectou que as dimensões do animal não eram claras. “O dinossauro poderia ser de qualquer tamanho, poderia ser um bebê”, então ele decidiu adicionar a silhueta de uma selva para fazer “ o dinossauro parecer gigante ”.

Parece uma contribuição pequena, mas é fundamental para que o logotipo cumpra todos os seus objetivos. Não só ajudou a tornar o mundo que nos é mostrado no filme mais realista, atormentando tudo com marketing antes mesmo de sabermos se o projeto do parque é viável, mas também conseguiu vender o filme para nós, espectadores. O poder do título e aquele design vermelho quase instintivamente convidam você a querer ver o filme por trás dele.

Fonte Adoro Cinema

Deixe um comentário