A batida de Sergio Pérez nas voltas finais da corrida sprint do GP do Catar só antecipou o inevitável. Mas para ninguém colocar defeito, o mais novo tricampeão Max Verstappen coroou sua temporada mais dominante da carreira com o segundo lugar na etapa vencida neste sábado por Oscar Piastri, mesmo precisando só de três pontos para efetivar seu título.
O calouro da McLaren, por sua vez, chegou a ser superado por George Russell. Porém, recuperou-se no decorrer da disputa, conquistando o triunfo inédito em sua primeira temporada na F1. Lando Norris chegou em terceiro lugar.
O tri de Verstappen vem com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada. Com isso, o agora tricampeão igualou a marca estabelecida em 1992 por Nigel Mansell, que faturou seu único título a cinco rodadas para o final do campeonato.
Além disso, Max repete feito do também tri Nelson Piquet ao se tornar o primeiro campeão de F1 coroado em um sábado nos últimos 40 anos – o brasileiro o fez em 1981 e 1983 porque os GPs de Las Vegas e África do Sul, palco das conquistas, eram no sábado.
Piastri, por sua vez, é o primeiro calouro a triunfar na F1 – incluindo corridas tradicionais e sprint – desde o GP do Canadá de 2007, vencido por Lewis Hamilton. Foi, ainda, a primeira conquista da McLaren no formato adotado pela categoria em 2021 e que concede pontos extras aos oito primeiros colocados.
Resultado
- Oscar Piastri (McLaren)
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Lewis Hamilton Mercedes)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Alexander Albon (Williams)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Lance Stroll (Aston Martin)
Nico Hulkenberg (Haas) – ABANDONOU
Esteban Ocon (Alpine) – ABANDONOU
Sergio Pérez (RBR) – ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) – ABANDONOU
Liam Lawson (AlphaTauri) – ABANDONOU
Verstappen tem 407 pontos na classificação do campeonato, abrindo 184 de vantagem sobre o vice-líder Pérez, que mantém seus 223 – com 172 em disputa até o fim do ano. Terceiro no Mundial de pilotos, Lewis Hamilton diminuiu em três pontos os 33 de diferença para Checo, de olho no vice-campeonato, e vai a 194. Na tabela de construtores, a hexacampeã RBR soma 630 pontos.
A prova teve apenas 19 voltas mas três intervenções do safety car nas 11 primeiras, com incidentes de Liam Lawson (AlphaTauri), Logan Sargeant (Williams) e, o último, numa colisão tripla envolvendo Sergio Pérez (RBR), Esteban Ocon (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas).
Além das paralisações com bandeira amarela, a corrida sprint também chamou atenção pela sobrevida dos pneus médios frente à limitada rapidez dos macios, que tornaram seus usuários alvo fácil já nos giros finais da prova – casos de George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc, por exemp
Piastri manteve a liderança após a largada, mas seu colega Norris, um dos envolvidos em uma disputa com quatro carros lado a lado na reta principal, perdeu a vice-liderança para Russell. Isso foi pouco depois dele ter passado Verstappen, que caiu de terceiro para quinto no começo da prova. O britânico da McLaren, por sua vez, despencou de segundo para o sexto lugar.
Bom começo de prova para a Ferrari, que saltou do quinto para a terceira colocação com Sainz, acompanhado do colega Leclerc.A volta de abertura, porém, foi finalizada com a entrada do safety car na pista: Liam Lawson, que partiu em 14º, escapou da pista e parou na brita.
Mercedes a melhor, até quando?
Com a retomada da disputa na terceira volta, Russell se aproximou de Piastri e deu o bote no calouro da McLaren, assumindo a liderança da prova. No entanto, não houve tempo para mais manobras: uma escapada de Logan Sargeant pela brita acionou mais uma vez o safety car à pista.
Se a presença do carro de segurança auxiliou na conservação dos pneus macios adotados por Russell, Sainz, Leclerc, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Pierre Gasly, no top 10, e de Lance Stroll, até então 13º, a vantagem não durou muito: nos três giros que se sucederam, os compostos de faixa vermelha começaram a perder rendimento.
Na décima volta, Piastri – de médios – colou no rival da Mercedes e recuperou a liderança na abertura do 11º giro, marcado ainda pela batida que tirou Pérez da prova e cravou com oito voltas de antecedência o tri de Verstappen.
Fonte g1