Verstappen é tricampeão Mundial de Fórmula 1

A batida de Sergio Pérez nas voltas finais da corrida sprint do GP do Catar só antecipou o inevitável. Mas para ninguém colocar defeito, o mais novo tricampeão Max Verstappen coroou sua temporada mais dominante da carreira com o segundo lugar na etapa vencida neste sábado por Oscar Piastri, mesmo precisando só de três pontos para efetivar seu título.

O calouro da McLaren, por sua vez, chegou a ser superado por George Russell. Porém, recuperou-se no decorrer da disputa, conquistando o triunfo inédito em sua primeira temporada na F1. Lando Norris chegou em terceiro lugar.

O tri de Verstappen vem com cinco corridas de antecedência para o fim da temporada. Com isso, o agora tricampeão igualou a marca estabelecida em 1992 por Nigel Mansell, que faturou seu único título a cinco rodadas para o final do campeonato.

Além disso, Max repete feito do também tri Nelson Piquet ao se tornar o primeiro campeão de F1 coroado em um sábado nos últimos 40 anos – o brasileiro o fez em 1981 e 1983 porque os GPs de Las Vegas e África do Sul, palco das conquistas, eram no sábado.

Piastri, por sua vez, é o primeiro calouro a triunfar na F1 – incluindo corridas tradicionais e sprint – desde o GP do Canadá de 2007, vencido por Lewis Hamilton. Foi, ainda, a primeira conquista da McLaren no formato adotado pela categoria em 2021 e que concede pontos extras aos oito primeiros colocados.

Resultado

  1. Oscar Piastri (McLaren)
  2. Max Verstappen (RBR)
  3. Lando Norris (McLaren)
  4. George Russell (Mercedes)
  5. Lewis Hamilton Mercedes)
  6. Carlos Sainz (Ferrari)
  7. Alexander Albon (Williams)
  8. Fernando Alonso (Aston Martin)
  9. Pierre Gasly (Alpine)
  10. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
  11. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  12. Kevin Magnussen (Haas)
  13. Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
  14. Charles Leclerc (Ferrari)
  15. Lance Stroll (Aston Martin)
    Nico Hulkenberg (Haas) – ABANDONOU
    Esteban Ocon (Alpine) – ABANDONOU
    Sergio Pérez (RBR) – ABANDONOU
    Logan Sargeant (Williams) – ABANDONOU
    Liam Lawson (AlphaTauri) – ABANDONOU

Verstappen tem 407 pontos na classificação do campeonato, abrindo 184 de vantagem sobre o vice-líder Pérez, que mantém seus 223 – com 172 em disputa até o fim do ano. Terceiro no Mundial de pilotos, Lewis Hamilton diminuiu em três pontos os 33 de diferença para Checo, de olho no vice-campeonato, e vai a 194. Na tabela de construtores, a hexacampeã RBR soma 630 pontos.

A prova teve apenas 19 voltas mas três intervenções do safety car nas 11 primeiras, com incidentes de Liam Lawson (AlphaTauri), Logan Sargeant (Williams) e, o último, numa colisão tripla envolvendo Sergio Pérez (RBR), Esteban Ocon (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas).

Além das paralisações com bandeira amarela, a corrida sprint também chamou atenção pela sobrevida dos pneus médios frente à limitada rapidez dos macios, que tornaram seus usuários alvo fácil já nos giros finais da prova – casos de George Russell, Carlos Sainz e Charles Leclerc, por exemp

A largada

Piastri manteve a liderança após a largada, mas seu colega Norris, um dos envolvidos em uma disputa com quatro carros lado a lado na reta principal, perdeu a vice-liderança para Russell. Isso foi pouco depois dele ter passado Verstappen, que caiu de terceiro para quinto no começo da prova. O britânico da McLaren, por sua vez, despencou de segundo para o sexto lugar.

Largada da corrida sprint do GP do Catar de F1 2023 — Foto: KARIM JAAFAR / AFP
Foto: KARIM JAAFAR/AFP

Bom começo de prova para a Ferrari, que saltou do quinto para a terceira colocação com Sainz, acompanhado do colega Leclerc.A volta de abertura, porém, foi finalizada com a entrada do safety car na pista: Liam Lawson, que partiu em 14º, escapou da pista e parou na brita.

Mercedes a melhor, até quando?

Com a retomada da disputa na terceira volta, Russell se aproximou de Piastri e deu o bote no calouro da McLaren, assumindo a liderança da prova. No entanto, não houve tempo para mais manobras: uma escapada de Logan Sargeant pela brita acionou mais uma vez o safety car à pista.

Se a presença do carro de segurança auxiliou na conservação dos pneus macios adotados por Russell, Sainz, Leclerc, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Pierre Gasly, no top 10, e de Lance Stroll, até então 13º, a vantagem não durou muito: nos três giros que se sucederam, os compostos de faixa vermelha começaram a perder rendimento.

Na décima volta, Piastri – de médios – colou no rival da Mercedes e recuperou a liderança na abertura do 11º giro, marcado ainda pela batida que tirou Pérez da prova e cravou com oito voltas de antecedência o tri de Verstappen.

Fonte g1

Deixe um comentário