Outubro chegou e com ele as ações de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A Fundação Laço Rosa, uma das mais importantes ONG’s do tema, realizou nesta segunda-feira (2) a ação anual de iluminação do Cristo Redentor, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com a cor característica da campanha.
Com influenciadores, políticos e pessoas assistidas pela organização, a cerimônia contou com a atriz Rafa Kalimann como madrinha da campanha neste ano. “É necessário ter esse momento de impacto mesmo, de comunicar, de chamar a atenção do público pro Outubro Rosa, pra conscientizar as mulheres a se tocarem, se examinarem, os homens também a se examinarem, porque é importante fazer o autoexame e isso foi sempre um debate muito aberto dentro de casa. Saúde pra mim é prioridade é faço autoexame há alguns anos, até por ter histórico de câncer de mama na família”, declarou a ex-BBB.
“A minha avó, ela foi diagnosticada em 2020 com câncer de mama. Graças a Deus, ela tá bem. Foi isso, foi um autoexame, foi precoce, então ela conseguiu tratar. Assim que ela… A gente fala que ela tocou o sino da vitória, que ela acabou o tratamento, dois meses depois a minha madrastra também foi diagnosticada. Ela ainda tá passando por alguns desafios, mas tá bem, graças a Deus, também. Eu acho que é isso, é dar voz pra que mais avós, mais madrastras, mais mães, mais filhas, mais primas, mais pessoas se cuidem”, completou Rafa ao lembrar de casos de câncer de mama na família.
Há 12 anos atuando no empoderamento de mulheres impactadas por câncer de mama, a instituição é conhecida por doar perucas às mulheres que perdem o cabelo durante o tratamento contra o câncer.
O evento também celebra o primeiro aniversário da Lei 9868 sancionada pelo governador Cláudio Castro, em 29 de setembro de 2022, que regulamentou o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro e que servirá de referência para a Lei federal.
Esta edição vai contar com assinatura do convênio de cooperação técnica entre a instituição, a FAETEC e a Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro. A inauguração do novo espaço que vai abrigar a escola de perucaria e a nova sede da Laço Rosa será dia 7 de outubro.
“A essência da Laço Rosa é o amor. Ele é o nosso combustível para ano após ano atravessarmos cada desafio que aparece no nosso caminho com a certeza de quem conhece a potência da própria voz e o propósito que nascemos para realizar nesse mundo. Apresentar a nova marca da instituição com o coração mais evidente ; celebrar a cooperação técnica com a Secretaria da Mulher e a Faetec; inaugurar o novo espaço da Laço Rosa; Rodar o caminhão mamógrafo; Formar os alunos do Ponto a Ponto e articular a Lei Laço Rosa na esfera federal são apenas algumas das muitas formas de expressão de amor que a Laço Rosa espalha por onde passa.” ressalta Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.
Fonte Revista Quem