Escolhido pela Organização das Nações Unidas com ao capital mundial do livro em 2025, o Rio de Janeiro terá, no próximo fim de semana, mais um evento gratuito cujo objetivo principal é levar a cultura, arte e literatura a todos os lugares como forma de incentivar a população ao hábito da leitura. Pensando nisto, a Drum Brasil, empresa que atua fortemente na promoção de projetos neste segmento há mais de uma década, uniu forças com Bianca Ferraz, conhecida no meio literário por seu importante trabalho junto às comunidades, para realizar a primeira edição do “Festival Literário Rio Diversidade”, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro, na quadra do GRES Estácio de Sá, importante não só por seu valor histórico, mas também por estar localizada no coração da cidade, região que abriga o coração financeiro e a boemia carioca.
“Uma das premissas da Drum é ser agente multiplicador de cultura em todas as suas vertentes, já que entendemos este segmento como um fomentador de talentos e as regiões periféricas são uma grande incubadora de arte, desde o audiovisual à escrita. Todas as nossas ações são pensadas de modo a aproximar e dar acesso gratuito a todos, todas e todes, a algo que é nosso direito: a cultura. Levar o Festival Literário para a quadra de uma escola de samba, que é reconhecida pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial da nossa cidade, só ratifica os ideais do projeto”, diz José Carlos Vieira Junior, CEO da empresa, que tem, entre projetos de usa autoria, o Fórum Cultura Mais Diversidade.
Com uma programação vibrante e diversificada, o Festival promoverá encontros emocionantes entre autores como Marcelo Moutinho, Taís Espírito Santo, Vitor Suburbano, Otávio Junior, Eliza Moreno, Carolina Marinho, Marlon Souza e Kali Correia. Pensado para ser um evento que envolva toda a família, o Festival Literário Rio Diversidade contará com palestras, contação de histórias, lançamento de livros, oficinas e claro, muito samba.
A curadoria do festival é assinada por Bianca Ferraz, mulher preta, nascida em Duque de Caxias, gestora cultural apaixonada pelo universo literário. Com experiência em eventos literários e pesquisas voltadas para a importância da leitura e literatura, Bianca é doutoranda pela Universidade de Salamanca, Espanha, e possui mestrado em Biblioteca, Cultura e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu trabalho é marcado pela criação, pesquisa e gestão cultural nas áreas de literatura, artes visuais, teatro, música e cinema, sempre com um compromisso inabalável com a promoção da cultura e da inclusão.
“A motivação para a curadoria do Festival Literário da Diversidade – Rio 2023 é uma extensão da minha paixão e experiência no mundo dos eventos literários. Como mulher negra e apaixonada pela literatura, minha visão para este festival é guiada por uma busca por inclusão, diversidade e pertencimento, criando um evento que reflete a diversidade, pluralidade e inclusão que o Rio de Janeiro representa. O Festival é uma celebração da literatura que aborda questões de gênero, representatividade e inclusão, em sintonia com os movimentos literários contemporâneos que enfatizam o ambiente, as vozes dos povos originários e a perspectiva afrocentrada, incluindo a comunidade LGBTQIA+”, diz Bianca.
Dividido em espaços plurais onde o público poderá ter acesso a toda a programação sem que deixe nada para traz. No palco principal, muito debate sobre diversidade, literatura e meio ambiente. Já no Espaço Imaginação, as crianças terão a oportunidade de participar de oficinas e contação de histórias dentro de um ambiente lúdico e agradável. Para quem gosta de tecnologia, o Espaço Cultura Maker, apresenta conteúdo com experimentos e atividades práticas que incentivam à curiosidade científica.
O empreendedorismo também entra com destaque na feira, através da exposição e venda de livros com estandes de editoras e livreiros independentes, um verdadeiro incentivo a quem deseja aumentar a biblioteca com temas variados.
A cultura e arte do grafitti também estarão presentes em um espaço exclusivo onde o público poderá, não somente admirar, mas também se expressar e aprender um pouco mais com oficinas de stencil e atividades relacionadas à arte de rua.
No quesito gastronomia, tendas de alimentação e um espaço kids complementam o evento. Confira a programação
Data: 28/10 – Sábado
Palco – Festival Literário da Diversidade
– 10h30 – 11h: Abertura Oficial – José Carlos
– 11h – 12h: Mesa Acolhimento e Diversidade: Reflexões sobre o Rio de Janeiro na Literatura – Marcelo Moutinho e Vitor Suburbano da Depressão
– 13h – 14h: Intervenção Cultural – Educação ambiental – Carla Cintia Conteiro
– 14h – 15h: Contação de História – Feminismo, Antirracismo – Giovanni Codeça da Silva
– 15h – 16h: Intervenção Cultural – Diversidade Cultural, Inclusão e acessibilidade – Alcimário Soares da Costa Júnior
– 16h – 17h: Intervenção Cultural – Feminismo, Diversidade Cultural, Inclusão e acessibilidade – Angelica Braga Peçanha Paes Faria
Espaço da Imaginação – Atividades para Crianças:
– 11h – 12h: Intervenção Cultural – Educação ambiental – Renata Ross
– 13h – 14h: Oficina – Diversidade Cultural, Inclusão e acessibilidade – Júnior Bayer
– 14h – 15h: Contação de História – Diversidade Cultural – Simone Grund Marinho
Data: 29/10 – Domingo
Palco – Festival da Diversidade
– 10h30 – 11h: “Bate Papo do Livro: Da minha Janela” – Convidados: Otavio Junior e Carol Marinho
– 11h30 – 12h30: “Bibliomala – Literatura Inclusiva” – Convidada: Eliza Moreno
– 13h30 – 14h30: “Ashanti: nossa pretinha” – Convidada: Tais Espírito Santo
– 14h – 15h: Marlon Souza da Silva
– 15h – 16h: Deborah Jurberg Sargentelli
– 16h – 17h: Regiane da Silva
Espaço da Imaginação – Atividades para Crianças
– 10h30 – 11h: Gisele de Oliveira Silva
– 11h30 – 12h30: Suelem Costa de Assunção
– 13h30 – 14h30: [Atividade não especificada]
– 14h – 15h: Fabio L. Shadow
A entrada é franca. O Festival Literário – Rio Diversidade 2023 conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Literatura Resiste, e apoio institucional da Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá.
Serviço: Festival Literário Rio Diversidade 2025
Datas: 28 e 29 de outubro
Local: quadra do GRES Estácio de Sá (Rua Salvador de Sá 206-208, Cidade Nova)
Horário: 10 às 17h
Valor: gratuito
Classificação: Livre
Programação completa no Instagram: @festivaliterario