Preço do aluguel no Rio completa dois anos de altas consecutivas

O preço do aluguel no Rio de Janeiro segue batendo recorde. Em setembro, o valor médio do metro quadrado atingiu R$ 38,87, alta de 0,36% em comparação com agosto. São dois anos de altas consecutivas no mercado fluminense. Os dados são do índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje.

Desde setembro de 2021 a capital fluminense não registra retração ou estagnação dos preços na comparação mensal. O movimento reforça o aquecimento do mercado imobiliário local, mesmo após recuperar as perdas da pandemia. No último ano, os preços dos imóveis subiram 15,7%.

Entre os tipos de imóveis monitorados pela pesquisa, os de um dormitório impactaram para esse movimento, com alta de 0,15% em comparação com agosto. Já aqueles com dois e três quartos registraram uma leve retração dos preços no mês passado: 0,04% e 0,28%, respectivamente.

Nos últimos 12 meses, somente 1 dos 35  bairros monitorados pelo indicador teve queda de preço na capital fluminense. A retração foi registrada no Cachambi, onde os preços caíram 2,5% no período.

“Se observarmos a lista dos bairros mais valorizados, há localidades de todas as regiões da cidade, o que reforça esse espalhamento da alta dos preços na cidade no período”, destaca Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar.

De acordo com o indicador, a alta dos preços dos aluguéis tem se estabilizado, mas em um patamar elevado. Desde fevereiro, a alta no acumulado dos 12 meses tem girado em torno de 16%. O cenário é similar ao observado em outras capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba, onde a desaceleração da alta dos preços começa a ser mais evidente.

“O mercado imobiliário em diferentes capitais vem dando sinais de desaceleração desde o fim do ano passado. No Rio, no entanto, esse movimento tem sido mais lento. Os próximos meses serão fundamentais para concretizar essa tendência”, afirma o especialista em dados.

Apesar do preço elevado, os consumidores ainda têm encontrado espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em setembro foi de 3,0% – 0,1 ponto porcentual acima do registrado no mesmo mês do ano passado (3,1%).

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia

A metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.

Lançado em SP, Rio e Curitiba e Belo Horizonte, o indicador terá periodicidade mensal e, até o final do ano, será lançado em ao menos outras duas capitais brasileiras. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.

Beatryz Bonatelli
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário