A “Era Tite” no Flamengo está só começando, mas se tem uma coisa que já salta aos olhos nesses primeiros dois jogos é a consistência defensiva. Com um time muito mais organizado em campo, o Rubro-Negro saiu das vitórias contra Cruzeiro e Vasco sem sofrer nenhum gol.
Para tentar manter a rede rubro-negra intacta, a missão nesta quarta-feira, contra o Grêmio na Arena, caberá a uma rara dupla de zaga: Pablo e Léo Pereira. Juntos há um ano e meio no Flamengo, os dois somam apenas oito jogos ao lado um do outro, sendo que em apenas duas partidas eles começaram como titular.
E as lembranças não são boas desses duelos: derrotas por 1 a 0 para o Athletico-PR na Arena da Baixada, no Campeonato Brasileiro do ano passado; e por 2 a 1 para o Fluminense no Maracanã, de virada, na Taça Guanabara de 2023.
Nos demais seis jogos, em três Léo Pereira foi titular e Pablo saiu do banco; e em outros três aconteceu o inverso. Ao todo, eles somam 442 minutos juntos em campo e quatro gols sofridos. Entre todas as duplas de zaga do Flamengo, essa só não jogou menos que Fabrício Bruno e Rodrigo Caio.
Pablo e Léo Pereira formarão a terceira zaga diferente no terceiro jogo sob o comando de Tite. Na estreia, o técnico não teve Léo Pereira, suspenso, e usou David Luiz. Contra o Vasco, o treinador teve a dupla considerada titular, com Léo e Fabrício Bruno, este por sua vez recebeu o terceiro cartão amarelo e agora também desfalca a equipe.
Missão menos ingrata
Em que pese o menor entrosamento da dupla rubro-negra, poderia ser pior: Pablo e Léo Pereira não terão a árdua tarefa de marcar Suárez. O astro uruguaio, ex-Barcelona, também está suspenso pelo terceiro amarelo e não enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão. Everton Galdino é o provável substituto no ataque do Grêmio.
Como o próprio Tite gosta de dizer, a defesa de um time não se resume à última linha, mas começa desde os atacantes (embora a responsabilidade maior de uma defesa muito vazada sempre recai sobre os ombros dos zagueiros). Nesse contexto, Pablo e Léo Pereira vão em busca da primeira vitória da dupla como titular, o que deixaria o Flamengo provisoriamente só a seis pontos do líder Botafogo, que terá um jogo a menos.
Foto: Silvio Avila/AFP
Fonte ge