Nos últimos anos, o cigarro eletrônico , também conhecido como vape , se tornou uma tendência para ajudar os fumantes a deixarem o cigarro para sempre. Embora muitas pessoas acreditem que seja uma alternativa mais segura ao tabagismo, os efeitos na saúde estão surgindo recentemente. Enquanto a mídia está cobrindo os efeitos que ela pode ter nos pulmões, o Dr. Bruno Puglisi nos diz outras complicações causadas pelos cigarros eletrônicos. Ao contrário do que você pode ter ouvido, o vaping pode prejudicar seus dentes e gengivas .
O vape tornou-se a opção preferida para fumar porque não produz fumaça de tabaco. Em vez disso, ele usa vapor para fornecer nicotina aos pulmões . Você já deve ter ouvido que o vapor produzido pelos cigarros eletrônicos é inofensivo. Mas partículas ultrafinas contêm produtos químicos tóxicos e metais pesados que são prejudiciais ao organismo. De fato, muitos deles estão ligados a doenças respiratórias, doenças cardíacas e até câncer.
Infelizmente, as complicações não param por aí. Pesquisas também mostram que o vape pode ser igualmente prejudicial à sua saúde bucal. Eles ainda contêm nicotina, o que é ruim para os dentes, gengivas e bem-estar geral dos dentes.
O vape pode ter várias complicações em sua boca
Retração gengival: A nicotina reduz o fluxo sanguíneo, o que pode deixar suas gengivas sem os nutrientes que precisam. Isso pode danificar seu tecido, levando à retração gengival.
Sensibilidade: As complicações da nicotina aumentam o risco de sensibilidade dental causada pela retração gengival e cárie dentária.
Boca seca: A nicotina reduz a produção de saliva , o que pode levar à boca seca. Isso permite que bactérias nocivas cresçam, aumentando a probabilidade de cárie dentária, doenças gengivais e mau hálito.
Bruxismo: A nicotina atua como estimulante muscular, o que pode causar o rangimento dos dentes. Desgastando o esmalte dental além de dores na mandibula e cabeça.
Doença gengival: A nicotina causa inflamação e inchaço.
Se você não consegue abandonar o hábito de fumar, é importante manter-se em dia com sua higiene bucal para proteger seus dentes das complicações do vape. Além de escovar e usar fio dental em casa, visite seu dentista pelo menos duas vezes por ano para uma limpeza e avaliação.
Fonte iG