A luminescência das formas harmoniosas é traduzida pelo artista em sua interpretação da natureza pura. A expressão da geometria sagrada pulsa com energia revelando as formas perfeitas compostas de linhas, luz e cor, a linguagem da criação. Quais são estas formas maravilhosas que existem desde sempre? O que expressam essas formas perfeitas? Qual é a linguagem da natureza a ser decifrada? Os padrões geométricos constam em toda a natureza. Moléculas do DNA humano, pétalas das flores, cristais, conchas, estrelas se revelam através da geometria. O universo se expressa e fala através da geometria. A criação da vida se faz através das formas geométricas. O crescimento, a interação e a integração dos sistemas desde a singela formação atômica até a composição das galáxias acontecem através da geometria.
“A pintura de Edith Rocha segue uma tradição do princípio do século XX quando, liberados do compromisso de mimetizar a realidade, os artistas se tornaram independentes da imitação da natureza externa. Seguindo esse caminho abstrato, puro e fecundo, a pintora expõe uma série de obras que apresentam rigorosa organização plástica, associada a um grande potencial para estimular a fantasia e a imaginação criativa. A artista se apodera das formas de maneira sensível e inspirada para proporcionar ao espectador o maior deleite visual possível.
Edith utiliza para isso as tintas a óleo, o que atribui maior riqueza e profundidade às superfícies. A cores intensas, os volumes e as texturas – características da técnica – são organizados a partir de modelos geométricos, o que permite que a artista ordene melhor a sua composição e escolha apropriadamente o diálogo entre as formas. Nossa pintora mantém as cores num registro discreto, mas não negligencia em nenhum momento a força cromática vital. A harmonia de uma paleta exuberante e os contrastes tonais fortes convivem de forma surpreendente e bela na pintura de Edith Rocha.” (Edson Motta Junior)
Sobre Edith Rocha
“Meu trabalho está ligado à natureza , preciso dela para criar. É no meu ateliê que faço toda a estrutura para iniciação da pintura, pois como o meu ateliê está montado dentro da natureza , fica sempre mais fácil para a minha criação . Senti mais a necessidade de estudar luz e sombra, fui buscar cada vez mais aprendizados em que me pudessem adicionar as minhas pinturas. Resolvi dividir com o mundo o que tenho vivenciado com a arte. Uso a técnica de óleo sobre tela na maioria dos meus quadros, faço trabalhos em afrescos , aquarelas , esculturas, trabalhos feitos em outras técnicas desenvolvidas por mim”, explica.
Exposições
.Clube Naval- Centro do Rio de Janeiro – 51º Salão de Belas Artes
24/11/2022 a 09/12/2022
. Exposição Sociedade Brasileira de Belas Artes
28/10/2022 a 19/11/2022
. Exposição no Parque da Cidade de Niterói
10/10/2020 a 16/10/2020
. Exposição no Parque da Cidade de Niterói
10/10/2020 a 16/10/2020
23 de Setembro a 19 de Outubro de 2019
. Exposição Sociedade Brasileira de Belas Artes
13/09/2019 a 21/10/2019
. Exposição Restaurante Olimpo – Niterói
11/03/2019 a 30/04/2019
. Exposição Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
27/03/2019 a 03/04/2019
. Exposição Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
Homenagem à artista Edith Rocha pelo Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
04/10/2018 a 21/10/2018
. Exposição Academia Nacional de Letras e Artes – RJ
Homenagem à artista Edith Rocha pela Academia Nacional de Letras e Artes – RJ
06/08/2018
. Exposição Abu-Dhabi – Dubai
Na Embaixada do Brasil em Dubai – Emirados Árabes
13/06/2018 a 15/07/2018
. Exposição World Art Dubai
18/04/2018 a 21/04/2018
. Exposição Às Minhas Vistas e a Coleção dos Meninos Pensantes
14/04/2016 a 29/05/2016
. Exposição Marina Barra Clube
12/08/2015 a 31/12/2016
. Exposição Iate Clube -RJ
27/01/2015
Edson Motta Jr é Bacharel e Licenciado em História, mestre em História da Arte. Iniciou sua carreira como auxiliar de restauro no Atelier de Edson Motta (Sênior) e, a seguir, diplomou-se em Conservação e Restauro de Pinturas pelo Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres (1982 a 1985). Obteve o título de Doutor em Conservação e Restauro de Patrimônio Pictórico pela Universidade Politécnica de Valencia (2001-2004).
Frequentou breves estágios sênior de pós-doutoramento no Opificio delle Pietre Dure/ Laboratório de Restauro de Florença, na Universidade Católica Portuguesa/ Departamento de Conservação e Restauro e no Istituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro. Sua formação foi complementada ao trabalhar como conservador/ restaurador visitante no Departamento de Conservação do J. Paul Getty Museum, assim como no Centro de Conservação e Restauração da Generalidade da Catalunha e no Museu Nacional Reina Sofia, Madri.
Suas atividades docentes incluem o ensino de Conservação e Restauro de Pinturas e Teoria da Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro além da coordenação de diversos cursos de curta duração e workshops de atualização ministrados entre 1999-2012 que contaram com os professores e profissionais conservadores/restauradores: Stephen Hackney, Alan Phenix, Sharon Cather, David Bomford, Alan Cummings, Thomas Caley, Joe Fronek e Chris Stavroudis.
Dentre seus trabalhos práticos destacam-se os trabalhos realizados em pinturas de cavalete pertencentes ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Fundação Eva Klabin Rapaport. Da mesma forma, em 2016 e em colaboração com Cláudio Valério Teixeira, foram tratadas 25 obras do acervo do Palácio Guanabara, Rio de Janeiro e 28 pinturas do acervo do Palácio Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Em 1998 assumiu o restauro das obras de Carlos Chambelland no Palácio Pedro Ernesto/ Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e a seguir o tratamento do Pano de Boca do Teatro Municipal desta cidade. Em 2009 restaura, em colaboração com Cláudio Valério Teixeira, diversas pinturas murais de Eliseu Visconti e no ano seguinte os painéis Guerra e Paz de Candido Portinari. Trabalha atualmente como consultor/coordenador do restauro das pinturas murais do artista Emiliano Di Cavalcanti que decoram o foyer do Teatro João Caetano. Dentre suas publicações destacam-se: “As quatro integridades: manual de procedimentos para o restauro de pinturas” da Editora Desalinho (2018) e a “A Formação em Conservação e Restauro de pinturas no Brasil: influências e sugestões” da Editora Fiocruz (2020)