Cyberpunk 2077 foi provavelmente um dos lançamentos mais movimentados dos últimos anos. A CD Projekt RED decepcionou toda a comunidade gamer lá em 2020 ao apresentar uma experiência cheia de bugs e seções mal polidas.
No entanto, a equipe não jogou a toalha com seu RPG futurista e nos deu um bom punhado de patches, incluindo a recente Atualização 2.0, e até uma expansão bastante aplaudida, Phantom Liberty. Para tentar se redimir e reconquistar a confiança dos jogadores, a CD Projekt abriu bastante o bolso.
O desenvolvimento e comercialização original de Cyberpunk 2077, referente apenas ao jogo lançado em dezembro de 2020, custou à equipe do CD Projekt RED US$ 316 milhões. Mas esta soma aumentou com o lançamento de atualizações e conteúdos subsequentes, e os desenvolvedores decidiram abordar esta questão na última reunião com investidores (via Kotaku).
A recente expansão Phantom Liberty custou cerca de US$ 84 milhões (R$ 423 milhões) tanto em produção como em marketing, mas as coisas sobem ainda mais se olharmos para outras novidades implementadas no RPG. Segundo o 3DJuegos, de acordo com números divulgados na reunião com investidores, trazer o Cyberpunk para a nova geração de consoles e desenvolver a Atualização 2.0 custou cerca de US$ 40 milhões (R$ 200 milhões).
Desta forma, combinando este resultado com os números alcançados com Phantom Liberty, fica claro que a CD Projekt RED precisou de mais de US$ 120 milhões (mais de R$ 600 milhões) para reviver o seu game futurista, incluindo o arranjo e polimento da experiência geral. Um preço caro para tentar limpar a imagem que ficou muito queimada com o lançamento de 2020.
Cyberpunk 2077 vendeu 25 milhões de unidades
Ainda segundo o 3DJuegos, durante a reunião, a CD Projekt RED afirmou que o lançamento da Atualização 2.0 foi acompanhado por um “aumento” nas vendas gerais. Isto é evidenciado pelo fato de que Cyberpunk 2077 vendeu 25 milhões de unidades em todo o mundo. Este número é completado pelo excelente desempenho comercial de Phantom Liberty e seus 3 milhões de cópias vendidas.
Fonte IGN Brasil