Familiares e famosos se reuniram, na noite desta quinta-feira (26), na première de Mussum, O Filmis, longa biográfico sobre o saudoso sambista e humorista do grupo Os Trapalhões. A sessão para convidados rolou na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, como parte da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Além do ator Mussunzinho e de Paula Gomes (filhos de Mussum), ainda esteve por lá Grazielly Gomes, bisneta do artista, nascido Antônio Carlos Bernardes Gomes e que morreu em 1994, aos 53 anos de idade. Atores do elenco, como o protagonista, Ailton Graça, e nomes como Yuri Marçal, Cinnara Leal e Hugo Germano, ainda se reuniram com outros convidados famosos.
Dirigido por Silvio Guindane (ator de séries como Segunda Chamada e A Divisão), o longa tem o roteiro assinado por Paulo Cursino e produção de André Carreira, pela produtora Camisa Listrada, coprodução Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine e RioFilme, além de distribuição da Downtown Filmes.
Baseado no livro Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto, o filme reúne momentos menos conhecidos e explorados da vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes – e vai além do papel inesquecível do humorista em Os Trapalhões, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Mussum, O Filmis narra a construção desse artista negro multifacetado passando por sua infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba.
Os atores Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal (que ganhou melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado) e Ailton Graça (melhor ator) interpretam Mussum em 3 fases diferentes de sua trajetória. A veterana Neusa Borges também foi premiada como melhor atriz coadjuvante por interpretar Dona Malvina, mãe de Mussum, papel que divide com a atriz Cacau Protásio. Mussum, O Filmis ainda levou o prêmio de Melhor Trilha Musical e Menção Honrosa pela caracterização feita por Martin Macias Trujillo.
Protagonizando um filme pela primeira vez, o ator Ailton Graça, que vive Mussum em seus anos de sucesso com Os Trapalhões, comenta esse momento que já é um marco na sua carreira. “Este filme é a realização de um projeto de vida. É o primeiro ‘pretagonista’ que eu faço, e, dentro do meu histórico como artista, sempre quis homenagear o Mussum, fosse no teatro ou em qualquer lugar. Fiquei muito feliz construindo esse personagem para o cinema. E espero que todo mundo goste assim como eu”.
Mussum, O Filmis estreia em todo o Brasil no dia 2 de novembro.