Rio de Janeiro registra sensação térmica de 55,8 graus

O calor intenso foi uma característica notável deste sábado (7) no Rio de Janeiro. A sensação térmica chegou a impressionantes 55,8 graus em Guaratiba, às 12h40, e 51,8 graus no Jardim Botânico. É o recorde da primavera. Já a menor registrada nas estações do Alerta Rio foi de 40,5° graus no Alto da Boa Vista. Na fila para ver The Weeknd, no Estádio Olímpico Nilton Santos, Zona Norte do Rio, os fãs usam guarda-chuvas e improvisam panos na cabeça para ficar debaixo de sombra. No entorno do Engenhão, os termômetros marcaram 41ºC.

Segundo o Alerta Rio, a temperatura mínima registrada na cidade do Rio de Janeiro neste sábado foi de 22,1 graus e a máxima de 40,6 graus. A previsão de mudança no tempo devido à formação de áreas de instabilidade na atmosfera, influenciada pelo calor e umidade.

A principal preocupação recai sobre a noite, quando são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a forte. O Alerta Rio pediu aos residentes que evitem os deslocamentos durante condições adversas, como chuva com raios e ventos fortes, visando à segurança de todos.

A Defesa Civil do Rio de Janeiro está agindo proativamente para informar os residentes sobre a possibilidade de chuva muito forte durante a noite deste sábado. Utilizando sistemas sonoros em mais de cem comunidades da cidade, eles alertam sobre as condições climáticas adversas. O Centro de Operações Rio também emitiu um aviso importante, prevendo chuva muito forte acompanhada de raios e ventos que podem atingir até 76 km/h durante a noite.

Diante dessas condições meteorológicas extremas, é crucial que os residentes do Rio de Janeiro estejam cientes das medidas de segurança recomendadas:

Para chuva com raios:

  • Afaste-se de árvores e janelas
  • Evite praias, piscinas, rios e lagos
  • Se estiver de carro, permaneça no veículo

Para ventos fortes:

  • Evite ficar debaixo de árvores e coberturas metálicas
  • Evite esportes ao ar livre
  • Não passe sob cabos elétricos, andaimes e escadas
  • Feche o registro de gás da casa

Em situações de emergência, os números de contato são essenciais:

  • 199: Defesa Civil
  • 193: Corpo de Bombeiros

Fonte O Globo

Deixe um comentário