São Paulo, Rio de Janeiro e outras sete capitais têm etanol mais vantajoso do que gasolina

Novo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que o preço da gasolina nas bombas chegou a R$ 5,77 na semana entre os dias 1º e 7 de outubro, enquanto o etanol está custando R$ 3,62. Com esse resultado, abastecer com etanol é mais vantajoso em nove das 27 capitais brasileiras.

Em Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Salvador (BA), o preço médio do litro do etanol nos postos de combustíveis está igual ou menor a 70% do valor da gasolina. Em João Pessoa (PB) e Manaus (AM), abastecer com gasolina ou etanol dá no mesmo.

A relação de 70% é uma regra geral para saber se o etanol é mais vantajoso, já que o combustível renovável tem 30% menor conteúdo energético do que a gasolina. Ou seja, com o tanque cheio de álcool, o carro vai rodar menos quilômetros do que se tivesse sido abastecido com gasolina.

Mas este número varia de acordo com o modelo do veículo — há carros que rendem mais ou menos com cada combustível.

Nos veículos mais modernos, o gasto médio com gasolina e etanol aparece, geralmente, no painel como uma função de autonomia. Para os carros mais antigos, um cálculo simples mostra o desempenho do motor.

O mesmo método serve para gasolina e etanol, basta fazer o seguinte passo a passo:

  1. Encha o tanque;
  2. Anote a quilometragem antes do sair do posto;
  3. Na próxima vez que for abastecer, é preciso completar o tanque. Anote a nova quilometragem e o volume de combustível abastecido;
  4. Subtraia a quilometragem final pela inicial e divida pelo volume de combustível abastecido.
  5. O resultado dessa divisão será o desempenho médio de seu veículo por combustível, ou seja, qual é a quilometragem que ele trafega com etanol ou com gasolina.

Mas, se você ainda não sabe qual é o desempenho médio de seu carro e precisa decidir qual combustível usar, uma boa regra de aproximação é abastecer com etanol quando o combustível renovável custar no máximo 70% do preço da gasolina.

Fonte O Globo

Deixe um comentário