BNDES reabre Espaço Cultural e terá 160 espetáculos musicais gratuitos na temporada 2023-25

Após três anos de paralisação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomará as atividades do seu Espaço Cultural. A programação da temporada 2023-2025 conta com 160 espetáculos, de artistas renomados e novos talentos das variadas vertentes da música erudita e popular brasileira.

“O Espaço Cultural BNDES está de portas abertas para o público com uma programação que valoriza a música e a arte brasileira. Será um palco democrático, com diferentes artistas e shows gratuitos.  Essa retomada é mais um passo do BNDES no resgate do papel da instituição de promover o acesso à cultura”, disse o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

Dentre os espetáculos selecionados, que acontecerão semanalmente, sempre às quintas e sextas-feiras, às 19h, 48 são da categoria Renome, com atrações como a cantora Elba Ramalho, o cantor, compositor e estudioso da cultura afro-brasileira Nei Lopes e os músicos João Bosco e Jards Macalé. Na categoria Destaque, outros 48 shows trazem a Velha Guarda da Mangueira, a cantora Juçara Marçal e o cantor Thiago Pethit, entre outros.

Novos talentos também irão passar pelo palco do Espaço Cultural BNDES, em 64 espetáculos de artistas como a referência do samba de roda baiano Nega Duda, o forró pernambucano d’As Severinas, o rock paulista da banda Pelados, o toque sulista de Ian Ramil e o grupo Afrojazz, que mescla ritmos africanos e percussão a riffs de guitarra e elementos do reggae e do hip-hop.

O palco da Avenida Chile, no Centro do Rio de Janeiro, será devolvido ao público a partir do dia 19 de outubro, com a volta da série Quintas no BNDES. O show de reabertura fica por conta da cantora e atriz Zezé Motta, que apresenta o espetáculo “Coração vagabundo – Zezé canta Caetano”, uma homenagem ao compositor baiano. No dia seguinte, 20 de outubro, estreia a série Sextas Instrumentais, com a dupla de piano e sopro Cristóvão Bastos e Mauro Senise interpretando repertório de Paulinho da Viola no show “Choro negro”.

Todos as apresentações no Espaço Cultural BNDES são gratuitas, e o público pode reservar ingressos antecipadamente pela internet, no site bndes.gov.br/espacoculturalbndes, ou presencialmente, no dia do espetáculo. A relação de todos os espetáculos selecionados no concurso público realizado pelo Banco para a temporada 2023-25 pode ser conferida em www.bndes.gov.br/concursomusica2023.

SERVIÇO:

Espaço Cultural BNDES
Quintas no BNDES e Sextas Instrumentais
A partir de 19 de outubro de 2023
Avenida Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro (próximo à estação de metrô Carioca)
Entrada gratuita (reservas em bndes.gov.br/espacoculturalbndes ou retirada no dia)
Classificação Livre
Espetáculos sempre às 19h
Sujeito à lotação do local

Deixe um comentário