Santa Catarina tem 15 das 31 praias brasileiras premiadas com a Bandeira Azul, um selo internacional que avalia a qualidade da água, gestão e educação ambiental, além da segurança dos locais. O estado lidera o ranking brasileiro.
Além disso, o estado tem quatro marinas certificadas e é o primeiro das Américas a ter uma praia de rio reconhecida pelo programa.
🏝️ Entre as praias, quatro ficam em São Francisco do Sul, cidade com mais praias Bandeira Azul do Brasil, e três em Bombinhas e Balneário Camboriú.
Ao todo, 42 destinos brasileiros foram contemplados para a temporada 2023/2024, incluindo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas e Ceará.
1. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC)
Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú recebeu certificação Bandeira Azul — Foto: Santur/Divulgação
Embora esteja na agitada e luxuosa Balneário Camboriú, cidade catarinense escolhida por ídolos do esporte como Neymar e Cristiano Ronaldo, a Praia do Estaleiro do Estaleiro é ideal para aqueles que querem ficar em um lugar mais reservado, em contato com a natureza. Nesse caso, o luxo não é prioridade.
2. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)
Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, premiada com Bandeira Azul — Foto: PMBC/Divulgação
Parecida com a Praia do Estaleiro, a do Estaleirinho tem faixa de areia larga, algumas formações rochosas e ondas fortes.
Outra popularidade dela é o número de baladas, que movimenta a vida noturna da região. Apesar de tranquila, tem crescido o número de de visitantes de luxo no local.
3. Praia de Taquaras, Balneário Camboriú (SC)
Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, premiada com Bandeira Azul na temporada 2022/2023 — Foto: PMBC/Divulgação
A Praia de Taquaras, também em Balneário Camboriú, atrai diversos turistas que procuram um bom lugar para descansar, mesmo na cidade conhecida por seus arranha-céus. Resistindo à especulação imobiliária, o local ainda tem visual mais rústico, com faixa de areia dourada e grossa.
4. Praia de Piçarras, Balneário Piçarras
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras — Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/ Divulgação
Uma das praias com a melhor balneabilidade de Santa Catarina, a Praia de Piçarras mistura agito no verão e tranquilidade de praia de pescadores no inverno. O lugar é propício para a prática de esportes e caminhadas. Ideal para famílias com crianças
5. Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas
Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas — Foto: Bandeira Azul/Divulgação
Quatro Ilhas é chamada pelos moradores mais antigos de Praia de Fora e, segundo a prefeitura de Bombinhas, no Litoral Norte, possui 1.016,56 metros de extensão. Da areia da praia, é possível avistar as seguintes ilhas: Macuco, Arvoredo, Deserta e Galés.
É uma praia muito procurada por jovens e também por famílias, mas possui características distintas nas duas pontas: no costão esquerdo, a água é mais calma; no direito, as boas ondas chamam os surfistas.
6. Praia de Mariscal, Bombinhas
Praia do Mariscal, em Bombinhas, no Litoral Norte catarinense — Foto: Prefeitura de Bombinhas/Divulgação
A Praia de Mariscal, também em Bombinhas, é uma ótima opção para quem busca mais espaço na areia, que é branca e fina. As ondas de médio porte atraem muitos surfistas.
O nome, segundo o município, faz alusão à grande quantidade de mariscos encontrada nos costões da praia.
7. Praia da Conceição, Bombinhas
Praia da Conceição, em Bombinhas, no Litoral Norte catarinense — Foto: Setur Bombinhas/Divulgação
Situada no bairro Canto Grande, a Praia da Conceição encanta pela paisagem natural. Em volta, há uma pequena avenida à beira-mar, com casas residenciais, restaurantes e lojas de artigos de praia e artesanato.
Com 453 metros de extensão total, é um destino obrigatório para quem passar por Bombinhas.
8. Lagoa do Peri, Florianópolis
Vista aérea da Lagoa do Peri, no sul da Ilha de Florianópolis — Foto: Casan/Divulgação
A praia da Lagoa do Peri está localizada dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, na região sul de Florianópolis. Esta é a oitava vez que ela recebe o selo de Bandeira Azul.
Segundo a presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Beatriz Kowalski, o manancial da Lagoa do Peri tem importância histórica para a cidade. “Atuando no equilíbrio do ecossistema daquela região e possibilitando o uso consciente de seus recursos no abastecimento”, afirma.
9. Praia Grande, Governador Celso Ramos
Praia Grande de Governador Celso Ramos, uma das mais premiadas com Bandeira Azul — Foto: Alex Ocker/Divulgação
Com água claras e mar agitado, a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, recebeu o selo de Bandeira Azul pelo oitavo ano consecutivo em 2023.
10. Praia do Ervino, São Francisco do Sul
Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, recebe Bandeira Azul na temporada 2022/2023 — Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
Com aproximadamente 6 km de extensão, a Praia do Ervino é ideal para turistas em busca de sossego que procuram contemplar a natureza. É comum encontrar sambaquis lá.
O nome, segundo a prefeitura, vem de um homem chamado Ervino Klug, que vivia em uma cabana na região na década de 60, quando o bairro ainda era de difícil acesso. Hoje, é possível chegar nela pela BR-280.
11. Praia do Forte, São Francisco do Sul
Praia do Forte, São Francisco do Sul (sc) — Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/ Divulgação
É uma praia de mar calmo e ambiente familiar. Com costão e natureza rica, possui manguezais, restinga e uma faixa de areia macia e quente, berço de caranguejos e siris que se escondem dos visitantes. A Praia do Forte é ideal para quem quer tranquilidade e integração com o meio ambiente.
12. Praia Grande, São Francisco do Sul
Praia Grande, em São Francisco do Sul, é uma das premiadas com a Bandeira Azul na temporada 2022/2023 — Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação
A Praia Grande, distante 20 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, começa logo após os sambaquis localizados na Praia da Saudade (veja abaixo).
Com águas revoltas e preservadas, segundo a prefeitura, ela é uma das preferida pelos pescadores, surfistas e naturistas. Quem procura plena integração com a natureza, também pode caminhar em seus 26 km de areias claras e fofas.
13. Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul
Praia da Saudade, São Francisco do Sul — Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/ Divulgação
Popularmente conhecida como Prainha, a Praia da Saudade é uma queridinha dos surfistas. Oferece as melhores ondas e condições para a prática do surfe da cidade e, por isso, é palco de eventos locais, estaduais e nacionais.
Localizada entre os balneários de Enseada e Praia Grande, possui um formato de ferradura entre dois costões. Há opções de trilhas que proporcionam vista panorâmica para o mar.
Para quem gosta de vida noturna, a região também concentra os bares mais badalados da temporada de verão.
14. Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras
Praia Ponta do Jacques — Foto: Redes sociais/ Reprodução
A Praia da Ponta do Jacques, conforme o município, é normalmente frequentada por moradores próximos e pescadores. Cercada por vegetação nativa, diversas casas de veraneio foram construídas no local.
15. Prainha de Itá, Itá
Praia de Itá, no Oeste de Santa Catarina, ganha certificação da Bandeira Azul — Foto: Prefeitura de Itá/Arquivo
A Praia de Itá, às margens do Rio Uruguai, no Oeste de Santa Catarina, é a primeira fluvial do Brasil a ter a certificação da Bandeira Azul. Chamado popularmente também de ‘praia de rio’, o espaço fica às margens de um reservatório e foi construído depois da obra de uma hidrelétrica da região.
A prainha, como é conhecida, fica entre a divisa de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Atualmente, no meio do rio há duas torres da igreja que ficou submersa com a inundação.
Além de areia às margens do rio, a praia tem bar, rampa, trapiche e área de estacionamento. Segundo a prefeitura, no período de alta temporada há também um posto de guarda-vidas, barcos para passeio entre outros equipamentos.
Marinas certificadas
- Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA
- Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
- Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ
- Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
- Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
- Marina da Conceição, Florianópolis – SC
- Marina Itajaí, Itajaí – SC
- Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
- Marinas Nacionais, Guarujá – SP
- Voga Marine, Ubatuba – SP
- Marina Kauai, Ubatuba – SP
Fonte g1