Dia Mundial da Língua Materna: idioma alemão é o mais falado e preservado no Sul e Sudeste do Brasil

Um dos principais idiomas do mundo, o alemão é a língua materna de cerca de 95 milhões de pessoas e a mais falada da União Europeia. Além disso, é a terceira mais ensinada nos Estados Unidos, depois de francês e espanhol. No Brasil, está muito presente especialmente no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Neste 21 de fevereiro, o Dia Mundial da Língua Materna, a data é comemorada junto aos 200 anos da imigração alemã, quando os imigrantes aportaram em terras brasileiras (1824). Desde então, conforme a instituição linguística Ethnologue: Languages of the World – estima-se que 1,5 milhão de brasileiros falem o alemão oficial (padrão).

O idioma alemão trouxe consigo toda uma influência para o Brasil em diversos aspectos, desde econômico, passando pelo cultural, gastronômico, educacional, turístico até o intercultural.

A Alemanha é uma das maiores economias do mundo e muitas empresas alemãs têm investimentos no Brasil. Desse modo, o conhecimento do idioma é um caminho fundamental de oportunidades de negócios e emprego, comenta o executivo brasileiro Emerson Nogueira, CEO da OKE Automotive, associada à AHK Paraná.

“O alemão é interessante pela importância da Alemanha no mundo, tanto culturalmente, como economicamente. Falar alemão abre portas para os profissionais, pela importância das empresas alemãs. É um país exportador, tem negócios no mundo inteiro, é um importante parceiro cultural e comercial do Brasil e é um diferencial poder se comunicar na própria língua dos alemães em relação a quem fala com eles em inglês”, avalia Nogueira.

O executivo, que hoje comanda seus negócios da cidade de Osnabrück, na Alemanha, aprendeu o idioma assim que iniciou a faculdade de engenharia mecânica. O sonho de Nogueira era fazer estágio em uma empresa alemã. O empresário conta que não sentiu muitas dificuldades, mas sugere, independentemente do tamanho do desafio, que o aprendiz de alemão se exponha à língua ao máximo, sem medo.

“O aluno deve usar todas as oportunidades que surgirem para praticar a língua, seja por meio de leitura, filme, televisão, falando com as pessoas, escrevendo. Tem que se arriscar. No processo de errar e acertar a gente vai aprendendo. E, claro, sempre tem histórias engraçadas, coisas erradas que acabamos falando, mas é assim que aprendemos e ficam as boas histórias no final”.

Por todos esses anos de imigração, a língua alemã se estabeleceu em diversos lugares e pode ser encontrada em escolas, clubes, festivais, entre outros locais e eventos por diversas regiões, que mantêm vivo o idioma por muitas gerações.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Mariana Padilha – Smartcom
Analista de Comunicação Jr.

Deixe um comentário