Animação de Médicos Sem Fronteiras, Noon Films e Presence ganha prêmios em festivais internacionais

Lost at Sea (Perdido no Mar), animação produzida por Médicos Sem Fronteiras (MSF), Noon Films (Espanha) e Presence (Inglaterra) conquistou na última temporada de festivais internacionais prêmios significativos, como no Heroes International Film Festival em Roma, na Itália, e no Muestra de Cine Social y Derechos Humanos (MUSOC) em Astúrias, na Espanha. No primeiro, o filme ganhou na categoria Best International Short Film. Já na Espanha, Lost foi agraciado com o 4º Prêmio Chema Castiello para o Melhor Curta-Metragem com relevância social e excelente capacidade para ser usado em salas de aula para um público mais jovem.

Lost At Sea (Perdido no Mar) é um curta-metragem comovente que lança luz sobre a dura realidade enfrentada pelo povo Rohingya, enquanto embarca em uma perigosa rota migratória em busca de segurança e melhores condições de vida. O filme inspira-se na experiência real de Muhib, um homem Rohingya que fugiu de Mianmar em uma arriscada viagem marítima à procura de refúgio na Malásia. Tragicamente, Muhib e outras pessoas que estavam na mesma situação ficaram presas em um barco de pesca no Mar de Andaman, onde testemunharam a perda de 27 vidas, o que mostra os imensos riscos enfrentados por aqueles que fogem do conflito e da perseguição.

No filme, flashbacks oníricos trazem a história de vida de Muhib, que é assombrado pela música que sua mãe cantava para ele em Mianmar. À medida que o personagem lida com o trauma, o público é levado a uma viagem, que traz uma reflexão sobre a resiliência do espírito humano em meio à adversidade.

O povo Rohingya continua a fazer esta mesma viagem pelo mar em números ainda maiores. Um relatório recente da ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, observa um aumento no número de refugiados Rohingya desesperados que supostamente morreram ou desapareceram em viagens de barco semelhantes durante 2023.

De acordo com o documento, 569 Rohingya morreram ou desapareceram no ano passado nas águas do Sudeste Asiático. E quase 4.500 pessoas embarcaram em viagens marítimas mortais – um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Paul Brockmann, diretor operacional de MSF na região, disse que o reconhecimento do filme no Heroes International Film Festival e no MUSOC ressalta sua poderosa narrativa e seu potencial como ferramenta educacional para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas comunidades deslocadas em todo o mundo.

Lost At Sea (Perdido no Mar) é um testemunho dos esforços colaborativos de Médicos Sem Fronteiras, de Richard Swarbrick, da Presence, e da Noon Films para amplificar as vozes daqueles que enfrentaram dificuldades inimagináveis.

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_GfO3py3C2A

Sobre Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e socioambientais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de Médicos Sem Fronteiras chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.

Sobre Noon Films

A Noon Films, com sede em Barcelona, na Espanha, é uma produtora cinematográfica dinâmica, comprometida com a criação de conteúdo impactante e socialmente relevante. Através da arte de contar histórias, a Noon Films pretende inspirar mudanças e promover a compreensão sobre questões globais críticas.

Sobre o diretor – Richard Swarbrick (Presence)

Diretor multimídia cujo estilo de animação distinto o tornou uma figura cult entre os fãs de esportes em todo o mundo. Tendo formação como pintor clássico, as suas competências técnicas foram desenvolvidas ao longo de uma carreira que abrange edição de filmes, fotografia e design gráfico.

Ficha Técnica

Título do filme:  Lost At Sea

Duração: 00:04:59

Gênero: Animação

País de produção: Espanha

Língua do filme: Rohingya

Data de produção: 2023

Créditos completos: https://www.lostatsea.org/credits.html

Deixe um comentário