Exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super-Heróis Brasileiros’ apresenta palestra com o produtor de animação Valu Vasconcelos

Valu Vasconcelos, criador dos Megasônicos, é um dos mais conceituados especialistas do mercado de animação de super-heróis no Brasil

A exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super-Heróis Brasileiros’ convida para a palestra ‘O Mercado de Animação de Super-Heróis no Brasil’, que será realizada no Centro Cultural Correios RJ, no dia 07.02 (quarta-feira), com Valu Vasconcelos, criador dos Megasônicos e vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Produtoras de Animação, às 16h.

Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.

Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia. A exposição tem  curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, e pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 19h, até o dia 24 de fevereiro.

Sobre Valu Vasconcelos

Valu é produtor de animação, ilustrador e roteirista, já tendo trabalhado em inúmeros projetos.

Começou como um estúdio de animação em 2001, mas evoluiu para produtor de experiências 360º multiplataforma, onde trabalha com animação de séries para tv, vídeo clipes, trilhas sonoras, quadrinhos, livros e filmes de longa metragem, utilizando todas essas técnicas para contar a melhor história ao público.

Presente sempre nos mercados internacionais e suas feiras de negócios, a fim de trocar experiências e trazer o que há de mais moderno e assertivo para clientes e parceiros. Já participou do Kidscreen, ExpoToons, Festival de Annecy, Chile Monos, Womex, Midem, Rio2C entre outros.

Mesmo após ter recebido prêmios, participado com sucesso de várias feiras literárias, inclusive a Bienal do livro, o selo editorial Valu Amazing Graphics só se tornou realidade no ano de 2018. Isso proporcionou uma vasta pesquisa do mercado independente, e uma proximidade enorme com o público, o que hoje ajuda a fazer um produto que o mercado consumidor já avalizou e tem familiaridade.

Em 2020, o Valu Animation Studios se torna sócio de um evento literário chamado RIO COMICS, sucesso desde 2017, e junto ao SEBRAE, seu parceiro e acelerador há 5 anos, começam a desenhar um sistema de capacitação para os agentes do mercado.

SERVIÇO

PALESTRAS
07/02 – 16h – Valu Vasconcelos – ‘O Mercado de Animação de Super-Heróis no Brasil’

Exposição: DO GIBI AOS QUADRINHOS  – OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS

Autores: Coletiva de quadrinistas

Visitação: até o dia 24.02.2024

Local: Sala A – Centro Cultural Correios RJ – 3º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Curadoria: Paula Ramagem e Raphael Gomide

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Realização: ArteCult/QuadriMundi/Portfolio Dicas Culturais/Paula Ramagem

Consultoria: Adalberto Bernardino e Erick Lustosa

Apoio: PR Comunicação /Portal Arte Cult/ Centro Cultural Correios RJ/Canal Grandes Heróis BR/ Bigmau Produções/ O Martelo Quadrinhos

Patrocínio: Editora Kimera e Rio Comics

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Evento gratuito

Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

Deixe um comentário