Corredor cultural Beco do Pantera inaugura etapa ecológica com shows gratuitos

Devido às chuvas fortes no Rio, a inauguração do “Beco Verde”, no Beco do Pantera, na Lapa, tem nova data: 03 de fevereiro, sábado, das 10h às 22h. O corredor cultural está sendo transformado no maior museu de arte urbana a céu aberto do estado do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil.  O evento vai reunir diversos artistas, shows e atividades. Tudo gratuito. A iniciativa é da Tropa da Solidariedade, projeto idealizado pelo rapper Shackal, com nomes de peso na arte urbana no Brasil e no mundo, como Bragga, Marcelo Ment, André Kajaman, Bella Phame, Juliana Angelino, Bruno Big, Thiago Tarm, Pandro Nobã, Juliana Fervo, Ivan Ninety e Feo Flip, que fazem das paredes do beco obras de arte que contam a história do bairro e da cultura afro-brasileira.

– Esses artistas vêm pintando a região desde 2022, intensificando em 2023. São mais de 15 artistas envolvidos no projeto e nessa etapa do Beco Verde, que apoia a criação de iniciativas de sustentabilidade no Centro do Rio, como hortas urbanas. Fizemos as primeiras ações de revitalização antes da pandemia, só que entrou o lockdown e ficamos sem poder atuar nesse sentido. A Tropa foi fazer outras ações urgentes, como entregas cestas básicas e alimentos sem agrotóxicos. Quando tivemos a reabertura, voltamos a revitalizar o local. Fizemos eventos, como a “Resenha da Tropa”, e agora teremos essa importante inauguração da etapa do Beco Verde, com muitas atrações – conta Shackal.

Atrações musicais e diversas atividades

Além da exposição a céu aberto, o evento terá shows gratuitos de Shackal, Vandal RJ, Akira Presidente, SD9, Baixa Santo Sound System, Bebel do Gueto, Old Dirty Bacon, Slam das Minas, Mixtério, Quase Nada Gang, Bloco da Tropa e DJs Foguinho, Egil e Mohamed. A programação contará também com apresentações circenses, batalhas de rimas, recreação para crianças, oficina de Yoga, feira de artesanato e culinária com expositores locais, Flash Tattoo, ação social com entrega de alimentos e rodas de conversa.

– Feira, comida, música, dança… a gente está transformando aquele espaço ali, antes abandonado, em um ambiente catalisador da potência do nosso povo. É um convite aberto a toda a cidade, a todo o Brasil, ao planeta, pois o planeta passa pela Lapa através das escadarias do Selarón e agora também pelo Corredor Cultural Beco do Pantera. É a arte dessa rapaziada para o mundo e nós por nós fazendo a diferença para uma sociedade melhor e mais justa – convoca Shackal.

Evento receberá doações às vítimas das chuvas

O evento será um ponto de doações para a população impactada pelas chuvas fortes que assolaram o Rio de Janeiro. No dia, serão aceitos alimentos não-perecíveis, roupas e utensílios de higiene básica.

Serviço:

Inauguração Corredor Cultural Beco do Pantera – Etapa Beco Verde
Dia e horário: sábado, dia 03 de fevereiro, das 10h às 22h
Local: em frente à sede da Tropa da Solidariedade, no Beco dos Carmelitas, 9, na Lapa, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Mais informações:
@tropadasolidariedade
https://www.tropadasolidariedade.com/

Deixe um comentário