Carnaval com chuva? Veja o que diz meteorologia para o mês de fevereiro

Fevereiro começa nesta quinta-feira (1º) com previsão de altas temperaturas e chuva acima da média ao longo do mês. De acordo com os meteorologistas, o carnaval também deve ter tempo instável, com chuva em boa parte do país.

O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño , fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse evento climático está atuando, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é que ele comece a perder força ao longo do mês.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente o Norte e os estados de Mato Grosso e Goiás devem ter chuva abaixo da média. Nas demais regiões, a tendência é de volumes acima da média no segundo mês do ano.

No Sudeste, de acordo com a Climatempo, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte.

Carnaval com chuva

Como o previsto para boa parte do mês, o carnaval pode ter períodos de chuva em quase todas as regiões. A meteorologista Andrea Ramos destaca que a chuvas mais intensas devem ficar concentradas no centro-norte do país.

A porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, pontua que a previsão é de tempo instável para a próxima semana, o que deve se estender até o carnaval.

“Ainda é cedo para dizer que essa chuva vai estragar o carnaval, mas dá para adiantar que não será um período ensolarado”, prevê a meteorologista.

Já neste fim de semana de pré-carnaval, dias 3 e 4 de fevereiro, a chuva deve cair sobre boa parte do Brasil. Apenas as regiões Sul e Nordeste não devem ter pancadas.

🎊 No carnaval no Sudeste, os foliões encontrarão tempo abafado, muita variação de nebulosidade e chuvas frequentes.

🎉 No Sul, o sol predomina na maior parte da região, que terá chuvas isoladas. As chuvas vão apertar mais, com alerta de temporais, no norte do Paraná.

💃 Já no Nordeste, há chance de pancadas fortes de chuva e risco de temporais em Salvador. Em Fortaleza, o tempo fica abafado, com chuvas frequentes, mas passageiras. Recife fica muito abafado também, mas com muita nebulosidade.

🎶 No Norte, as temperaturas ficam elevadas, com possibilidade de chuvas isoladas no Pará, leste do Amazonas e norte de Tocantins.

Fevereiro com temperaturas acima da média

Além dos temporais que devem atingir o país ao longo do mês, as temperaturas ficam acima da médica para o período. O Inmet destaca que os termômetros podem registrar marcas elevadas em todas as regiões, com temperaturas cima 25ºC.

Como foi frequente no segundo semestre de 2023, há a possibilidade de novas ondas de calor em fevereiro, em especial em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.

Confira a previsão do tempo pelo país em fevereiro, segundo a Climatempo:

Região Sudeste

🌡️ Calor: O mês será de calor principalmente no interior de São Paulo e no extremo leste da região, que pega Espírito Santo, Rio de Janeiro e leste de Minas. As temperaturas devem ficar acima da média nestas áreas, com picos acima de 33ºC em São Paulo e acima de 38ºC no Rio.

É esperado muito calor para toda a faixa litorânea, incluindo a Baixada Santista, o litoral norte paulista, a Costa Verde e o Grande Rio.

☔ Chuva: A previsão é de muita chuva no litoral de São Paulo e do Rio ao longo do mês. O estado de São Paulo em geral e o Triângulo Mineiro terão chuvas típicas de verão na maior parte do mês em razão dos dias quentes e abafados.

Na Grande São Paulo, pancadas de chuvas podem causas transtornos à população, principalmente nos horários de pico no fim do dia.

Os grandes volumes de chuva esperados podem elevar os níveis dos rios na região, com alerta especial para o rio Doce, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Região Nordeste

🌡️ Calor: O tempo fica abafado e as temperaturas sobem acima da média em grande parte da região. Os dias de calorão ficam menos frequentes no interior da Bahia, Pernambuco e Piauí.

As noites e madrugadas ficam mais quentes no litoral que vai de Salvador até São Luís. Recife, Salvador, Maceió e Aracaju podem registrar muito calor para os padrões da região.

Chuva: Os volumes de chuva ficam acima da média na Bahia, principalmente no interior do estado, e há risco de temporais em Salvador. O litoral de AL e RN também tem aumento de chuva. O volume também será maior do que a média no sul do PI e do MA.

Região Norte

🌡️ Calor: O tempo fica abafado, com temperaturas acima da média, principalmente no Amazonas, no oeste do Pará e em Roraima. Com exceção de RR, os extremos de calor serão atenuados pela umidade alta.

Chuva: As chuvas aumentam em grande parte da região, mas os volumes devem ficar abaixo da média. A influência de corredores de umidade, porém, deve deixar os volumes um pouco acima da média no extremo oeste do AM, sudeste do PA e em grande parte do TO.

💧 Rios: Os níveis do rio Amazonas e do rio Negro, que sofreram no ano passado com seca extrema, seguem recuperando seu nível.

Região Centro-Oeste

🌡️ Calor: As temperaturas ficam altas acima da média em todo o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, principalmente no norte e oeste da região. No Distrito Federal e Goiás, o tempo fica abafado, com os termômetros só um pouco acima da média.

☔ Chuva: A chuva deve ficar acima da média em grande parte da região. A previsão é de pancadas de chuvas frequentes e diárias em Goiânia e Brasília. Na segunda quinzena do mês, há chance de ter um frio fora de época no DF, GO e norte/leste do MT.

🎉 Carnaval: Goiânia, Brasília e Cuiabá terão condições típicas de verão, com muita nebulosidade, tempo abafado e pancadas de chuva especialmente à tarde. Campo Grande deve ter chuvas mais pontuais.

Região Sul

🌡️ Calor: O tempo fica muito abafado, especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Há chance de ter onda de calor a partir do dia 3 de fevereiro nas regiões que fazem fronteira com a Argentina e o Paraguai em razão da chegada de massas de ar quente vindas desses países.

Chuva: O calor e a umidade devem provocar pancadas de chuva localizadas, mas com risco de temporais. Pode ser que o volume de chuvas fique abaixo da média, mas o litoral de SC e do PR podem ter volumes altos principalmente na primeira quinzena. No RS, há risco de temporais entre os dias 10 e 12 de fevereiro.

Fonte g1

Deixe um comentário