Diego Mendonça apresenta a exposição ‘Um Itinerário de Ressignificação’

Diego Mendonça apresenta a exposição “Um itinerário de Ressignificação” no Museu Regional de São João del-Rei,  com obras  feitas a partir de materiais coletados em três marcenarias e uma oficina de molduras da cidade,  trazendo uma ressignificação para esses materiais, por uma perspectiva afetiva e ativista. A intenção é fazer o público refletir sobre a utilização dos materiais extraídos da natureza e sua preservação.

A mostra é resultado de uma pesquisa sobre materiais de refugo de marcenarias da cidade, que faz parte do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João del-Rei, e encerra as propostas selecionadas no chamamento público realizado pelo Museu em 2022.

Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a rica construção artística do estado, agregando uma visão contemporânea e autêntica.
Mestrando em Artes e Sustentabilidade pela UFSJ, foi aluno do pintor Quaglia e, atualmente, é discípulo da artista Yara Tupynambá. Entre exposições individuais e coletivas, já expôs trabalhos na sede da ONU, no Consulado do Brasil em Nova York, e passou por lugares como Portugal, França, Áustria, Itália e Japão, além de várias cidades brasileiras. Recentemente, foi premiado na Bela Bienal Europeia e Latino América de Arte Contemporânea, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

A exposição “Um itinerário de Ressignificação” fica em exibição na sala de exposições do Museu Regional até o dia 28 de Abril. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral.

Exposição:  “Um itinerário de Ressignificação”
Artista: Diego Mendonça
Local: Museu Regional de São João del-Rei
R. Mal. Deodoro, 12 – Centro, São João del Rei – MG
Visitação: até 28 de abril de 2024
Dias e horários: de terça a sexta, das 10h às 17h, sábado, das 13h às 17h e domingo, das 9h às 13h (inclusive feriados)
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Gratuito
Censura livre

Assessoria de Imprensa

Paula Ramagem

Deixe um comentário