Transformando realidades, Vozes das Periferias divulga resultados de 2023

O Vozes das Periferias, Instituto sediado na Vila Prudente cujo objetivo é democratizar oportunidades nas favelas e periferias para crianças, jovens e adultos de favelas, divulga balanço de 2023. Entre as conquistas estão reformas, apoios financeiros, ampliações e realizações de projetos.

Vozes das Periferias

Neste ano, o Vozes das Periferias completou 10 anos de existência, desde sua fundação, pelo o ainda então estudante de comunicação social Cesar Gouveia, que neste ano entrou para a Forbes BLK, que criou o projeto visando reforçar a história da favela Vila Prudente e impedir que os moradores não fossem removidos por conta de uma obra de metrô.  Em 2018, graças à parceria com a Rede Gerando Falcões, deu início ao trabalho no Polo Esportivo e Cultural, bem como na qualificação profissional e geração de renda. Daí por diante, o impacto passa a ser em escala até chegarmos em 2023.

As realizações deste ano vieram em muitas frentes. Logo no início do ano, foi inaugurada a Favela 3D, a primeira Favela da cidade de São Paulo. A iniciativa, fruto da parceria com Gerando Falcões, The Town, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, tem como premissa a máxima 3D’s: Dignidade, Desenvolvimento e Digitalização. Com 290 famílias residentes, a comunidade foi a primeira a promover uma eleição democrática para formar a Comissão de Moradores, grupo responsável por nutrir, informar, gerenciar e, sobretudo, representar a comunidade em reuniões, parcerias, articulações e demais ocasiões.

Foi realizada também a reforma do Buracão, uma área que liga a Favela da Vila Prudente ao bairro do Ipiranga, com foco na acessibilidade dos moradores. A obra criou uma via de acesso para conectar a Favela e o bairro, local por onde transitam mais de 600 pessoas diariamente. Além disso, os espaços da escola pública parceira do Instituto foram reformados numa parceria entre o Instituto Cyrela e Absoluto Partners e a rede de água e esgoto da primeira Favela 3D da cidade foi regularizada.

Em julho, foram iniciadas as obras na Praça Chicão, na Favela Haiti 3D com um evento para lá de especial que contou com a presença de Ludmilla e Criolo, e simultaneamente, o Vozes inaugurou sua 4ª unidade, o Centro de Transformação Jacyra Chequer Aschar, oferecendo oficinas de cultura, esporte e qualificação profissional para crianças, jovens e adultos. Em 45 dias a Praça Chicão foi entregue à comunidade assim como a Horta Haiti, também na Favela 3D, o queestá contribuindo para o Instituto também democratizar as oportunidades para a promoção de uma alimentação orgânica e natural à moradores de favelas e periferias.

No eixo da sustentabilidade, destaca-se a Casa da Dona Maria Mercedes, uma construção totalmente sustentável feita pela empresa Ecolar, que tem o esporte como foco. A parceria com a NBA House proporcionou a ida de 80 crianças às ativações e jogos da Liga.

Ainda na temática do esporte, foram recebidas 570 crianças e jovens, entre 6 e 18 anos, no Polo Esportivo e Cultural, espaço que oferta atividades artísticas, ballet, breaking, teatro, violão, futsal masculino e feminino, jiu-jitsu e, a mais nova modalidade do projeto, o boxe.

Os alunos do Esporte do Vozes das Periferias foram premiados com o troféu revelação, com os times de futsal realizando um festival para celebrar o ano em parceria com a bateria do Projeto Futvida animando as finais das partidas.

O ano de 2023 também foi marcado por muitas iniciativas de geração de emprego e renda. Numa parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Horta Haiti capacitou, empregou e proporcionou renda e comida saudável para a mesa de mais de 1.000 pessoas.

O programa Decolagem, que faz parte da metodologia do Favela 3D trouxe à 184 famílias da Favela Haiti o caminho para a quebra do ciclo de pobreza com oportunidades de geração de renda, acesso à cultura, engajamento de jovens, direito à educação, autonomia da mulher fortalecidos, de modo geral.

“Em 2023 lançamos o 1º POT (Programa Operação Trabalho) da cidade, no eixo da agricultura, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Secretarias de Agricultura e do Trabalho, visando zerar a fila de desemprego da Favela Haiti. Com igual objetivo, a Barry Callebaut e Chocolate Academy se uniram para formar 15 mulheres, da Vila Prudente e Jd. Sinhá, em técnicas de chocolate”, explica César Gouveia, CEO do Vozes das Periferias.

No segundo semestre, graças a uma parceria com a United Airlines, meninas das favelas atendidas pelo Vozes das Periferias puderam conhecer áreas da aviação e futuras oportunidades de emprego, com a segunda edição do Girls Aviation dentro do aeroporto de Guarulhos. E ainda no eixo de inspiração para jovens, os primeiros Jovens Falcões da Favela do Haiti assistiram à palestra Favelado Investidor, onde foram transmitidas informações sobre geração de renda e educação financeira desde a infância até a adolescência.

O emprego também fez a diferença no dia a dia, onde 776 pessoas puderam celebrar suas certificações de Qualificação Profissional do Vozes da Periferia, superando a meta anual em 65%, trazendo um reflexo de empregabilidade de mais de 197 pessoas, ultrapassando a meta de 61%.

Mais parceiros vieram durante o ano, o Favela 3D, The Town, Vozes das Periferias, Gerdau, Gerando Falcões e Fundação Grupo Volkswagen anunciaram parceria com o artista Gabriel Wickbold em prol do programa Favela 3D.

As parcerias também foram marcadas por trazer mais qualidade de vida para os moradores da favela, como a união com a Pampers Brasil, que distribuiu mais de 1000 pacotes de fraldas para mães e crianças das Favelas da Vila Prudente e Jardim D. Sinhá, no Noites Seguras.

A favela Haiti recebeu Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer (CBRO) da Rock World (Rock In Rio); Mayte Carvalho, empresária, escritora e palestrante e Will Landers, CFA, Managing Partner do BTG Pactual e head Latin American equities & amp; assets management Division, além da embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud.

O som também ganhou destaque, através da Vozes das Periferias, com a participação de mais de 500 pessoas da comunidade em um dos maiores Festivais de Música do Brasil: O The Town, onde todos apreciaram aos disputados shows nacionais e internacionais que rolaram em quase dez dias, e fechando o mês, as crianças participaram e aprenderam um pouco mais dos instrumentos nas oficinas de violão da Casa de Cultura Casarão, na zona Norte de São Paulo.

A área cultural encerrou 2023 com apresentação para mais de 150 pessoas na Escola República do Paraguay. E, por fim, e o mais importante: os moradores da Favela Haiti 3D receberam o tão aguardado registro de nascimento! Viva 2023! Viva a dignidade!

Malu Barros

Deixe um comentário