Noite de Jazz em Santa Teresa: Josiel Konrad agita o Explorer Sessions

O trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad sobe ao palco do Explorer Bar, em Santa Teresa, para apresentar seu novo álbum, “Boca no Trombone”, no dia 17 de dezembro, domingo, às 18h. O show faz parte da programação do Explorer Sessions, que recebe apresentações de diversos artistas.

Josiel Konrad

Cria da Baixada Fluminense, o artista usa sua música como ferramenta de crítica social sobre os desafios da região em meio ao descaso das autoridades. Ao mesmo tempo, exalta o poder da sua população, seus talentos e a contradição de ser a base que sustenta a sociedade como um todo, em especial a elite.

Resistência e “Boca no Trombone”

Terceiro álbum da sua carreira, “Boca no Trombone” é 100% autoral, cantado e instrumental, e traz o encontro da realidade e linguagem periférica com o jazz, em uma abordagem musical contemporânea brasileira, resgatando o jazz em sua essência improvisada para a periferia, onde ele nasceu, e que, se observado de perto, se alinha muito à vida periférica, em que o improviso é o ponto de equivalência, onde se vive intensamente em meio às contradições da cidade grande. É nesse ambiente que o jazz encontra sua maior inspiração.

– O acesso à música (jazz) nascida na periferia foi cada vez mais se acabando e sendo apropriado pela alta classe da sociedade. O álbum me inspira a sonhar e a lutar por um mundo mais justo e mais igualitário – pontua Konrad.

O álbum/show pauta a realidade da periferia em mais estilos musicais, evocando as emoções e as sensações da vida periférica com um universo de cores em sons e culturas, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira.

– “Boca no Trombone” é a uma das formas mais singulares que encontrei de me expressar, posicionar e exteriorizar, propondo uma nova experiência, na qual toda forma de sentimentos e ideias musicais, às vezes reprimidas em nossas mentes, passam a fazer parte de um enigma a ser explorado musicalmente, filosoficamente e fisicamente – analisa o artista.

Da Baixada Fluminense para o mundo

Natural da região de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Konrad deu início a sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, e o EP “Quando Menino”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.

Em seu primeiro trabalho de estúdio, “Timeline”, ele faz uma reflexão sobre a sua própria jornada musical e de amadurecimento. Já no segundo, “Mais Amor”, retrata sete diferentes tipos de sentimento: Eros, Mania, Philia, Ludus, Ágape, Pragma e Philautia. Esse mergulho pessoal inspirou Josiel a explorar novos caminhos sonoros e estéticos, que resultou no EP “Quando Menino”, em voz e violão com suas primeiras composições cantadas, abraçando de vez a sua brasilidade.

Atualmente, Konrad representa a KING, fabricante dos trombones jazzísticos mais conceituadas no mundo, que pertence ao grupo CONN-SELMER. Trata-se do primeiro trombonista do Rio de Janeiro e o segundo trombonista brasileiro a representar a marca norte-americana.

Serviço:

Espetáculo: Josiel Konrad e Banda no Explorer Sessions
Local: Explorer Bar – Rua Almirante Alexandrino, 399 (subida pela Ladeira Corrêa de Sá 4), Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Data e horário: dia 17 de dezembro, domingo, às 18h
Entrada: R$ 30
Vendas e mais informações: https://www.sympla.com.br/explorer-sessions-apresenta–josiel-konrad__2276678
Classificação: livre
Instagram: https://www.instagram.com/josielkonrad/

Ficha técnica

Voz e trombone: Josiel Konrad
Piano e teclado: Natan Gomes
Bateria: Elberton Paixão
Baixo: Felipe Berola

Assessoria de imprensa
Carlos Pinho

Deixe um comentário