‘Tsunami de lixo’ deixa paraíso de Bali cheio de detritos e surpreende turistas: ‘Feio e imundo’

A primeira imagem que vem à cabeça quando se pensa em Bali é uma praia com cenário paradisíaco, mata exuberante, água cristalina e areia branquinha.

Paraíso de Bali surpreende turistas com areia cheia de detritos

A última parte da imaginação não está se cumprindo. Especialmente na praia de Kuta, uma das mais procuradas por turistas ocidentais, que estão se surpreendendo com a quantidade de lixo na areia.

Não é que de repente os frequentadores da praia tenham perdido a noção de higiene. O fenômeno é causado pela “tsunami de lixo”, como os moradores o chamam.

O problema piora durante a estação das monções, de novembro a abril, quando grandes quantidades de lixo são lançadas nas praias. Em Kuta, nesta época, tornou-se comum turistas serem vistos nadando garrafas de plástico e vidro e sacolas de compras abandonadas, enquanto crianças constroem castelos de areia cercados por lixo.

“Todos os anos, na estação das monções, a areia fica coberta com todo tipo de lixo. Os turistas vêm para cá por causa das praias das quais ouviram falar e o que encontram é muito diferente. Fazemos o nosso melhor para limpar a área, mas parece que estamos perdendo a luta contra o lixo, com mais lixo chegando a cada dia”, afirmou um comerciante que tem um bar em Kuta, segundo o “Daily Star”.

“Kuta é de longe a praia mais desorganizada, feia e imunda em que já estive”, escreveu um turista na “TripAdvisor”.

“Tem tanto lixo chegando, e ninguém se preocupa em limpá-lo. Depois de ouvir como esta praia era bonita, decidi vir, mas agora me arrependo. Em toda a praia estava cheio de lixo”, completou um turista britânico.

Deixe um comentário