A Galeria Dobra abre a exposição ‘Mitos & Sagrado’, no próximo dia 02 de dezembro

A Galeria Dobra abre a exposição ‘Mitos & Sagrado’, trazendo o trabalho dos artistas Danielle Castaing e Bruno Castaing, mãe e filho, juntos pela primeira vez, inspirados pela mitologia e arte clássica. A mostra, com abertura no próximo dia 02 de dezembro (sábado), no 2º andar da Fábrica Bhering, apresenta pinturas e cerâmicas repletas de cor e movimento, resultado de trabalhos recentes dos artistas.

‘Mitos & Sagrado’

A Galeria Dobra abre a exposição ‘Mitos & Sagrado’, no próximo dia 02.12

A inspiração de Danielle Castaing tem raízes na Antiguidade e na natureza como fragmentos de arqueologia, rostos e torsos encontrados na areia, colunas e drapeados, divindades, máscaras de ouro ou prata, plantas e folhas de árvores, peixes e pássaros. As esculturas são de terracota com folhas de ouro ou prata, coloridas com pigmentos. São peças únicas assinadas pela artista.

Já Bruno Castaing tem enorme atração pelo figurativo. Seu trabalho artístico, predominantemente em acrílico sobre tela, demonstra cores vibrantes, traço bem definido com inspiração na mitologia, na representação clássica ou no fantástico, tendo a musa feminina como recorrência. Sua última série (2022) intitulada “Os Signos do Zodíaco” teve as representações do zodíaco como tema. Neste trabalho recente, o artista, imbuído de uma busca de sentido cósmico, mergulha nos laços entre o sagrado e as representações míticas.

Sobre os artistas

Franceses, naturalizados brasileiros, mãe e filho comungam ainda de um encantamento especial pelo Rio de Janeiro. Danielle Castaing vive e trabalha entre o Brasil e a França. Em Paris, estudou desenho numa escola de artes aplicadas, modelos vivos na Grande Chaumière e se formou no ateliê Penninghen-Julian. No Rio de Janeiro, fez serigrafia no ateliê Hélio Rodriguez e esculturas com Do Couto e Tereza Lebre.

Nascido em Paris /França, mas radicado no Rio de Janeiro desde 1987, Bruno Castaing é artista visual e atua nas artes plásticas e fotografia. Depois de 30 anos atuando preferencialmente com a fotografia, dedica-se agora à pintura, atraído por sua força autoral, calcada pelo processo manual e artesanal únicos, e pela alquimia e magia do uso das tintas. Mas seu olhar é profundamente influenciado pela fotografia, através dos enquadramentos e movimentos formais. Em Paris, estudou artes visuais na EFET – Ecole Française Privée d’Enseignement Technique. Sobre a aptidão para lidar com as duas linguagens, o artista comenta:” criar uma obra unicamente a partir do meu talento e poder assinar o resultado com a minha mão, é um charme quase vintage, que se perdeu na fotografia e que me atrai na pintura”.

Serviço

Exposição: Mitos e Sagrado
Artistas: Danielle Castaing e Bruno Castaing
Local: Galeria Dobra, 2° piso, fábrica Bhering
Endereço: Rua Orestes 28, Santo Cristo – Rio de Janeiro
Data: 02/12 a 09/12/2023
Vernissage: 02/12 das 14h às 18hrs
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Entrada franca
Censura livre
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Galeria Dobra: https://www.instagram.com/galeriadobra/
Bruno Castaing: https://www.instagram.com/castaingbruno/

Deixe um comentário