2º Fórum Ilumina Zona Oeste debate desenvolvimento sustentável e economia criativa na região

A segunda edição do Fórum Ilumina Oeste vai debater questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba, com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais,  empresas, pesquisadores e moradores da zona oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba no dia 28/11 (terça), na SerCidadão,em Santa Cruz, para discutir caminhos possíveis para impulsionar o crescimento dessa região através da cultura.

Nesta edição, o foco será a cultura como dispositivo fundamental para o desenvolvimento da região, abordando a aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais, na promoção da indústria criativa local, fortalecendo oportunidades de geração de renda.  Além disso, o evento explora os percursos culturais, o mapa afetivo do Oeste Metropolitano e destaca o papel fundamental  das juventudes na comunicação comunitária, entre outros temas relevantes.

Programação

No painel sobre ‘ASG e cadeia de suprimentos’, com a participação de Aline Pimenta, sócia e cofundadora, da Oito Sustentabilidade, Izabel Loureiro, gestora de responsabilidade social da Via Rio, Leonardo Silva, coordenador de Compras da FCC e um representante da Ternium, que abordarão a importância do ASG na cadeia de suprimentos como valor para o negócio das empresas e comunidades locais.

Já o painel ‘O ir e vir pelo Oeste Metropolitano’ explora trajetórias culturais, afetivas e de vida na região. Com mediação de Francisco Jorge, gestor de projetos da SerCidadão,  conta com a participação do artista Guilherme Kid, Henrique Silveira, geógrafo, cofundador da Casa Fluminense e coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Pereira Passos, Grasiela Cordeiro, produtora cultural e comunicadora, e Claudina Oliveira, da Encontrarte, instituição cultural que atua na Baixada Fluminense. Um dos cases será a produção literária de Jessé Andarilho, escritor de Antares e criador da Biblioteca Marginow.

O tema da juventude nos processos de inovação comunicacional será abordado em um painel que contará com a participação de convidados como Ana Musa, do PPG Informativo (Jornal comunitário do Pavão Pavãozinho e Cantagalo), Salvino Oliveira, Secretário Municipal de Juventudes, Kawan Lopes, Conselheiro Municipal da Juventude pela Zona Oeste, e Rene Silva, criador do Voz das Comunidades. O foco será discutir estratégias para contribuir com uma rede metropolitana de comunicação comunitária. Para encerrar o painel, o case será apresentado pelo projeto Alô Comunidade, da empresa Ternium.

O painel ‘Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?’ contará com a participação de Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio. O bate-papo vai debater a importância da disciplina ‘Sintonia com a Sociedade’, dentro da TV Globo, e como diferentes percepções norteiam ações e projetos da emissora. A intenção é conhecer o público, para criar narrativas mais reais e alinhadas com a sociedade. Para dar ainda mais força a este movimento, a Globo tem uma série de iniciativas, como o “Comunidade RJ”, “Expedição Rio” e diversos quadros construídos com pautas comunitárias.

A música será por conta do músico Gabriel Américo, de Mangaratiba. Recentemente, o artista está arrecadando fundos para cursar a Berklee College of Music, a maior faculdade de música contemporânea do mundo. O evento acontece das 8h às 18h. Para participar é preciso realizar inscrição em: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354

Sobre o Ilumina Zona Oeste

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios.

Este ano, a 7ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores O Projeto conta com o patrocínio da ViaRio, Fábrica Carioca de Catalisadores, Ternium e Universidade Veiga de Almeida. Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções, realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura.

Serviço:
II Fórum Ilumina ZO – 28/11, das 8h às 18h
Endereço: Rua Fernanda, 140 – Santa Cruz
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354
Classificação etária livre e entrada gratuita
Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br

Flavia Domingues
Assessora de imprensa

Deixe um comentário