Chuva no Pantanal zera focos de incêndio, mostram dados do Inpe

As chuvas dos últimos dias encerraram a sequência de incêndios que devastou mais de um milhão de hectares do Pantanal . Imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) mostram que não há nenhum foco de fogo no bioma nesta segunda-feira (20).

Desde o início de novembro, as chamas tomaram o Pantanal, fazendo com que o bioma tivesse o pior mês de novembro da história. O que os especialistas explicam é que o fogo é resultado do baixo volume de chuva, calor intenso e a vegetação ressecada na região.

Entre os dias 12 a 19 de novembro, os satélites do Inpe registraram 1086 focos de fogo no bioma. Nesta segunda-feira (20), o número de pontos de alerta zerou. Neste ano, mais de 1 milhão de hectares foram consumidos pelas chamas no Pantanal.

A chuva era esperada desde setembro, mas teve o período alterado pelo El Niño, que vem mudando o comportamento climático em todo o país. Os especialistas apontam que foi uma mudança no clima que causou o maior impacto na vegetação.

De acordo com o meteorologista Guilherme Borges existem regiões isoladas em que não se pode atribuir a culpa dos incêndios à ação humana.

“As pancadas de chuva na região não acumulam valores significativos e geralmente estão acompanhadas por raios. Quando esses raios atingem o solo e entram em contato com a vegetação já muito seca, favorecem a ocorrência de queimadas. Outro fator importante são os ventos, que ajudam a espalhar o fogo com mais facilidade”, explica.

Apesar disso, é preciso levar em conta que o resultado da alta das temperaturas é resultado da ação humana, com a maior emissão dos gases do efeito estufa. Neste ano, pela primeira vez o mundo registrou uma temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial. O calor recorde é reflexo das mudanças climáticas provocadas pelas emissões de gases de efeito estufa.
Mesmo com o fim do fogo, vários bombeiros seguem em atuação no bioma para trabalho de rescaldo. O rescaldo tem o objetivo de impedir que novos focos reascendam, já que ainda há fumaça no local.

Nas últimas semanas, os incêndios no Pantanal devastaram área significativa do bioma. Os números do Inpe aponta que o fogo já consumiu mais de um milhão de hectares da biodiversidade, o triplo do que foi registrado no ano de 2022 inteiro. É o pior novembro em número de incêndios em 21 anos.

O Pantanal abriga uma diversidade única, incluindo várias espécies ameaçadas, ao todo são:

  • 🌱3,5 mil espécies de plantas
  • 🐟325 espécies de peixes
  • 🐸53 espécies de anfíbios
  • 🐊98 espécies de répteis
  • 🦜656 espécies de aves
  • 🐆159 tipos de mamíferos

Fonte g1

Deixe um comentário