Festival Turá anuncia os horários dos shows em Porto Alegre

Um dos festivais mais aguardados pelos gaúchos, o Turá acaba de anunciar os horários em que cada um dos artistas subirá ao palco montado no Anfiteatro Pôr do Sol especialmente para receber o grande evento. O projeto que celebra a cultura brasileira contará com mais de 20 artistas e mais de 14 horas ininterruptas de música nos dias 18 e 19 de novembro. Em ambas as datas, os portões serão abertos ao público às 13h.

No sábado, o início dos shows será às 14h15, em clima carnavalesco, com o Bloco Império da Lã interpretando repertório que vai desde uma versão samba-enredo da clássica canção Amigo Punk até um passeio por temas já entoados por grandes nomes da música brasileira, de Tim Maia a Mamonas Assassinas. Depois, às 15h20, será a vez da multiartista paulistana Jup do Bairro se apresentar, mostrando sua fricção entre música, cinema e artes plásticas. Em seguida, às 16h45, o público poderá acompanhar a reunião da banda Papas da Língua, após quatro anos de hiato, com a formação original que tem Serginho Moah, Zé Natálio, Léo Henkin e Fernando Pezão. Às 18h20, o músico pernambucano Alceu Valença assumirá os microfones, colocando à disposição da plateia os maiores sucessos dos seus quase 50 anos de carreira. E às 19h55 haverá o importante encontro de duas grandes atrações rock com o show Fresno convida Pitty. O encerramento do dia ficará por conta do rapper paulista Emicida mostrando, às 21h40, o repertório do álbum AmarElo, além de outras músicas que marcaram a sua carreira. Nos intervalos de cada um dos shows, haverá ainda sets especiais assinados por DJs das festas Céu Bar + Arte by Johnny 420, Blow Up, Cabaret e Cadê Tereza? por Nanni Rios.

Já no domingo, a festa começará às 14h25 com as fantasias, as marchinhas, os sambas e o alto-astral do Bloco da Laje, seguida, às 15h30, pelos acordes latino-americanos do quinteto Francisco, el Hombre, que tem rodado o Brasil comemorando sua primeira década de trabalho. Na sequência, duas mulheres que vêm ganhando cada vez mais destaque na cena musical brasileira assumem o palco: primeiro, às 17h05, a mineira Marina Sena, que trará para o Turá toda a sua ginga, carisma, sensualidade e atitude com um repertório que vai do trap e reggaeton ao R&B e soul; depois, às mineira Marina Sena, a pernambucana Duda Beat com uma performance cheia de personalidade, que conta com banda completa e coreografias acompanhadas pelo seu corpo de bailarinos. O penúltimo show da noite será do ​​do cantor e compositor baiano Baco Exu do Blues, às 20h15, trazendo uma avalanche de sentimentos e musicalidade com versos que falam de amor e outros temas de sua vida. O encerramento do evento será feito por Caetano Veloso, a partir das 21h50, mostrando seu mais recente trabalho, Meu Coco, e outros clássicos que marcaram gerações brasileiras. Entre as apresentações, o público também poderá conferir a discotecagem assinada pelo festival Morrostock, a dupla de DJs Carol Sanches & Raquel Pianta, o DJ Chernobyl e, novamente, Cadê Tereza? por Nanni Rios.

Além da música, o evento reunirá outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia, em um ambiente de celebração, convívio e afeto. Como o manifesto do projeto adianta, serão dois dias com muita abertura, cultura, mistura e releitura – os quatro pilares que definem o Turá.

Ingressos
Os tickets estão disponíveis em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, com funcionamento de terça a sexta, das 9h às 18h.

Além dos bilhetes no valor inteiro e de meia-entrada, é possível comprar o ingresso solidário, parceria com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que oferece 40% de desconto para quem doar, na entrada do evento, 1kg de alimento não perecível para a compra do ingresso avulso e 2kg de alimentos não perecíveis para a compra do ingresso passaporte. Os tickets têm preços a partir de R$ 195 (meia-entrada, segundo lote, para um dos dias de evento) e podem ser parcelados em até 3x sem juros.

Clientes do Banco do Brasil ainda podem aproveitar outros benefícios: portadores dos cartões Ourocard têm 20% de desconto no preço dos bilhetes avulsos ou de passaporte, nas modalidades inteira e meia-entrada, podendo adquirir até quatro entradas por CPF, e ainda parcelar o valor em até 4x sem juros (o desconto não é cumulativo com o ingresso solidário).

Acessibilidade e inclusão
O festival contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do Anfiteatro Pôr do Sol, o público poderá contar com o atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.

Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação – sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.

Mais sobre o festival
O Turá estreou em 2022, no Auditório Ibirapuera, com apresentações de nomes como Emicida e Paulinho da Viola. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão, e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. O sucesso se repetiu na segunda edição, realizada nos últimos dias 24 e 25 de junho na capital paulista, reunindo 30 mil pessoas e shows de atrações como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Maria Rita convidando Sandra de Sá, Gilberto Gil & Família, Pitty convidando Marcelo D2 & Céu e Joelma convidando Mariana Aydar.

Em Porto Alegre, o evento tem realização da T4F em parceria com a Maia Entretenimento, é apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Colgate Plax, Mike’s e Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial. Rádios 102.3 e Atlântida são media partners.

SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado e domingo, das 13h às 23h
Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1888 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13h – Abertura dos portões

Sábado, 18 de novembro
14h15 – Bloco Império da Lã
15h20 – Jup do Bairro
16h10 – Céu Bar + Arte by Johnny 420
16h45 – Papas da Língua
17h45 – Blow Up
18h20 – Alceu Valença
19h20 – Cabaret
19h55 – Fresno convida Pitty
21h05 – Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h40 – Emicida

Domingo, 19 de novembro
14h25 – Bloco da Laje
15h30 – Francisco, el Hombre
16h30 – Morrostock
17h05 – Marina Sena
18h05 – Carol Sanches & Raquel Pianta
18h40 – Duda Beat
19h40 – DJ Chernobyl
20h15 – Baco Exu do Blues
21h15 – Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h50 – Caetano Veloso

Ingressos
A partir de R$ 195,00 (meia-entrada, segundo lote, para um dos dias de evento)

Pontos de venda
Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 (Saguão do Living 360° – prédio 15 – em frente à PUCRS Store) – Partenon. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h.

Mais informações no site www.festivaltura.com.br e no Instagram @festivaltura.poa

Realização: T4F
Parceiro local: Maia Entretenimento
Apresentadora: Hering
Meio de pagamento oficial: Banco do Brasil
Cerveja oficial: Corona
Patrocínio: Chevrolet
Apoio: Colgate Plax, Mike’s e Schweppes
Fornecedor oficial: Red Bull

Deixe um comentário