Xiaomi fabrica celular “mais resistente” do mundo

Ao ler as especificações de um smartphone podemos ver “esse telefone celular vem com certificação IPXX”. O que significam essas siglas de duas letras (IP) e dois números (no lugar dos dois X)? O grau de proteção IP refere-se à norma internacional ‘CEI 60529 Graus de Proteção’, que normalmente é utilizada em dados técnicos de equipamentos elétricos ou eletrônicos..

O padrão IPXX é um sistema desenvolvido para classificar equipamentos de forma alfanumérica com base no nível de proteção que os materiais de seus contêineres fornecem. Ao atribuir diferentes códigos numéricos, o grau de proteção do equipamento pode ser identificado rapidamente e dá uma ideia do nível de resistência do dispositivo.

Proteção contra o quê?

Se, por exemplo, o seu celular possui classificação de proteção IP67, isso significa o seguinte:

  • IP – identifica o padrão
  • O valor ‘6’ no primeiro dígito numérico descreve o nível de proteção contra poeira, neste caso: “Não entra poeira em nenhuma circunstância”.
  • O valor ‘7’ no segundo dígito numérico descreve o nível de proteção contra líquidos (geralmente água), neste exemplo: “O objeto deve resistir (sem qualquer vazamento) à imersão completa a 1 metro por 30 minutos”.

Normalmente, os telefones Xiaomi, Redmi e POCO vêm com certificação IP67 ou IP68. Mas hoje a empresa já pode se orgulhar de ter seu primeiro smartphone com certificação IP69, o recente Redmi Note 13 Pro+. O gerente de produto da Xiaomi Redmi, Wu Hao, publicou um comunicado afirmando que o smartphone Redmi Note 13 Pro+ passou no teste de proteção IP69.

O relatório de teste publicado por Wu Hao mostra que o Redmi Note 13 Pro+ passou no teste de resistência à água IPX9 em 10 de outubro. O relatório do teste foi fornecido pelo Laboratório Saibao e pelo Quinto Instituto de Pesquisa Eletrônica do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação.

Xiaomi Redmi Note 13 Pro+ possui IP69

O teste padrão de resistência à água IPX9 requer quatro aberturas a partir das quais a água é injetada em ângulos de 0°, 30°, 60° e 90°. A temperatura da água varia entre 25°C e 80°C. A pressão do jato de água varia entre 8.000 e 10.000 kPa. A força de impacto da água varia de 0,9 a 1,2 N. O tempo total é de 120 segundos.

Portanto, estamos falando do celular mais resistente da atualidade no catálogo da Xiaomi, conseguindo uma certificação que provavelmente também chegará aos futuros celulares da empresa. O Redmi Note 13 Pro+ foi apresentado e lançado na China em setembro deste ano e deve chegar em breve no Brasil.

O smartphone possui tela de 6,67 polegadas e resolução de 1,5K. Este é o primeiro telefone Redmi com tela curva. Suporta taxa de atualização de 120 Hz e brilho de tela cheia de até 1800cd/m2. Ele tanbém foi o primeiro a utilizar o processador Dimensity 7200-Ultra e possui câmera principal de 200 megapixels, bateria integrada de 5000 mAh e suporte para carregamento rápido de 120 W.

Fonte IGN Brasil

Deixe um comentário