Charlotte Coutinho, presidente do CEPARH, recebe homenagem em nome do cientista Elsimar Coutinho em Portugal

Charlotte Coutinho, filha do cientista Elsimar Coutinho e presidente do Centro Médico e DayHospital (CEPARH), participou da 6. Edição do MEDINFOR – “A Medicina na Era da Informação”, que aconteceu entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, na cidade do Porto, em Portugal.

O Colóquio Internacional abordou temas importantes como a Gestão da Informação nos sistemas de saúde, Inteligência Artificial na Medicina, Comunicação e divulgação científica e Médicos-cultural, memória, identidade e patrimônio.

Na edição deste ano, o professor Elsimar Coutinho recebeu homenagem como “Médico-cultural e empreendedor social-humanista”, pela sua trajetória como médico e cientista.

Charlotte Coutinho enfatiza a honra de representar o médico no MEDINFOR VI. “É admirável como ele trouxe tanto conhecimento e agregou avanços para a Ciência e para o mundo. Um homem à frente do seu tempo que além de cientista com suas pesquisas e descobertas, pensou também em como melhorar a situação dos menos favorecidos, trazendo possibilidades e viabilidade de uma vida melhor, educando e defendendo o Planejamento Familiar. Para mim, sua admiradora, cabe honrar o seu legado e dar continuidade seguindo com o compromisso, seriedade, idoneidade e acima de tudo com os mesmos valores passados de Pai para Filha”, revela a presidente do CEPARH.

O evento foi organizado em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia) e a Universidade do PORTO e contou com a participação de autoridades e professores de diversos países, das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Ciências da Computação e da Cultura, sobretudo pesquisadores brasileiros.

O MEDINFOR é um evento científico que nasceu no âmbito dos estudos de pós-doutorado realizado pela Professora Doutora Zeny Duarte “Os Médicos e a Cultura em Portugal e no Brasil, Bahia”, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na Faculdade de Letras (FLUP) da Universidade do Porto.

Sobre o CEPARH – é uma unidade filantrópica com associação privada, fundada pelo renomado médico e cientista Dr. Elsimar Coutinho, em março de 1981, com o objetivo de assegurar continuidade aos programas de planejamento familiar desenvolvidos na Maternidade Climério de Oliveira. Atende um nicho da população carente de Salvador e região metropolitana que necessita de assistência em planejamento familiar, independente de sexo, cor, religião, ideologia ou nível social, além de prestar atendimento a diversos Convênios e Particulares.

Deixe um comentário