Prêmio Nobel afirma a importância da equidade de gênero

O Prêmio Nobel de Economia de 2023 foi concedido a Claudia Goldin, professora da Universidade Harvard, por seus estudos sobre mulheres no mercado de trabalho e a dicotomia entre carreira e família.  Com isso, Rebeca Toyama, especialista em carreira e porta-voz da ODS 8 do Programa de Liderança com ImPacto da ONU, aproveita o tema para alertar sobre a escolha de uma carreira saudável, e ainda, revela que é possível uma mulher ter uma carreira de sucesso mesmo sendo mãe e esposa.

A vencedora do Prêmio Nobel de Economia tem 77 anos, nasceu em Nova York, nos EUA, e foi a terceira mulher a ser laureada com o prêmio desde sua primeira edição, em 1969. Em seus estudos, Claudia mostra que a origem da discrepância salarial e de oportunidades entre homens e mulheres está na encruzilhada entre maternidade e carreira como uma escolha “sem volta”.

“Precisamos compreender que equidade não é igualdade e encontrar formas de incluir a mulher no mercado de trabalho, sem que ela tenha que deixar seu papel de mãe de lado. Essa solução demandará envolvimento coordenado das famílias, das empresas e do governo”, comenta Rebeca Toyama, especialista em carreira e porta-voz da ODS 8.

Rebeca ainda aponta que existem outros pontos a se tratar sobre a carreira e a maternidade. Na pesquisa que recebeu o Nobel, Goldin comenta que a pílula anticoncepcional fez com que as mulheres adiassem tanto o casamento como a maternidade, para focar no trabalho. A especialista comenta o que tem observado entre suas clientes.

“Nos últimos anos é crescente o número de casos entre minhas clientes de congelamento de óvulos entre 35 e 40 anos. Em boa parte dos casos, a mulher também deixou de lado sua vida afetiva, e como alguns dos artigos de Goldin mostram, o parceiro também tem um papel importante nas decisões sobre maternidade e permanência ou não da mulher no mercado de trabalho. Acompanhando os indicadores de envelhecimento de algumas nações, penso que já está na hora de pensarmos com carinho sobre a importância da mulher na manutenção e preservação da espécie. Pois os riscos podem estar além  do aquecimento global ou da Inteligência Artificial o”, revela.

Carreira Saudável 

Por isso, a escolha de uma carreira saudável, onde se consegue equilibrar a vida pessoal e profissional é essencial, não só para a construção de uma familia – tempo de qualidade com os filhos e momentos de relaxamento em família, mas como também para a saúde mental e física. “A conciliação entre a carreira e a maternidade e/ou paternidade é possível, porém, é necessário que se torne um hábito. A sociedade parece impor que as  escolham um lado, mas será que não precisamos repensar esse modelo?”, finaliza.

Veja abaixo o que as famílias, empresas e governo precisam se atentar para buscar soluções para este desafio: 

1-Famílias: Criar um ambiente colaborativo para que homens e mulheres se envolvam nos cuidados do lar e na educação dos filhos;

2-Empresas: Criar um ambiente propício no qual o potencial das mulheres possa ser aproveitado ao máximo, sem que ela tenha que deixar seu papel de mãe de lado;

3-Governo: Criar políticas públicas que incentivem as empresas a se engajarem nesse movimento.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama Msc é porta-voz da ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) do Programa Liderança com ImPacto da ONU, fundadora da ACI – Academia de Competências Integrativas, uma empresa signatária do Pacto Global da ONU e participante do Movimento Mente em Foco promovido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Mestre em Psicologia Clínica e Administradora. Especialista em liderança, carreira e tendência do mundo do trabalho. Atua há 20 anos como palestrante, mentora e coach.

Deixe um comentário