Como viabilizar bairros planejados econômicos dá o tom do Complan

A 13ª edição do Complan, principal Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Brasil, acontecerá dia 25 e 26 de outubro, em Atibaia (SP), para um público que promete ser recorde: mais de 600 participantes. A edição deste ano vai trazer análises sobre esse modelo de moradia e ampliará a discussão sobre como viabilizar bairros planejados econômicos. O evento é uma realização da ADIT Brasil, uma das mais representativas associações do setor imobiliário no Brasil.

A edição deste ano ainda tem uma participação especial reconhecida mundialmente: o designer sênior Elger Blitz, fundador da Carve, um grupo holandês de designers e urbanistas focados em playgrounds. O escritório contabiliza projetos em destinos como Hong Kong, Cingapura, Istambul. Suas criações trazem elementos diferentes para transformar essas áreas em espaços lúdicos que atendem diferentes perfis de usuários.

Em 12 anos de história, a realização já movimentou mais de 3 mil pessoas em torno das discussões sobre desafios de grandes projetos urbanísticos, bairros e comunidades planejadas, loteamentos e condomínios. Neste ano não será diferente. Estarão frente a frente: loteadores, incorporadores, desenvolvedores urbanos construtores, arquitetos, comercializadoras, consultorias, fundos de investimentos e private equity, escritórios jurídicos, instituições financeiras e imobiliárias.

Para Caio Calfat, presidente do Conselho da ADIT Brasil, “esse evento é essencial para o nosso país. Os bairros planejados são o caminho para a organização dos municípios e estados e cada vez mais se percebe que eles não são exclusividades das classes média e alta da sociedade. Podem também atender às classes menos favorecidas”. Nessa esteira, identificar as empresas âncoras que estarão no bairro e demais corporações que poderão ter unidades lá é essencial.

O conceito de bairro planejado é uma importante solução para diferentes desafios enfrentados pelas cidades atualmente. E um deles é a questão da mobilidade urbana. Calfat explica que “os bairros com vida própria movimentam a economia e demandam menos deslocamentos das pessoas, dessa forma empresas somam menos custos, pessoas necessitam de menos tempo em deslocamento, automaticamente teremos menos veículos nas ruas e o meio ambiente agradece.”

O Complan 2023 conta com seguintes apoios: Patrocinadores Globais: Audaar, Brain, OSPA, RCI, Wyndham Hotels & Resorts; Ouro: Area Urbanismo, CV Real Estate, Lotenet, Negrão Ferrari Advogados; Prata: Dias & Amaral Advogados Associados, Durazzo & Medeiros Advogados Associados, Geasa, Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados; Bronze: Graça Couto Advogados, Mustacchi Advogados; Apoio Institucional: Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano – AELO, CBIC, DOITY, International Real Estate Federation – FIABCI, Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM e SECOVI-SP.

Sobre a ADIT Brasil
Fundada em 2006, a ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento dos mercados imobiliário, turístico e urbanístico dentro das melhores práticas nacionais e internacionais. Com grande atuação na educação, conscientização e capacitação do mercado, a ADIT é hoje reconhecida pela forte rede e geração de negócios brasileiros, caracterizando-se na associação nacional referência do mercado imobiliários, com aproximadamente 500 associados de diferentes áreas. Atualmente, a associação conta com um calendário de eventos de capacitação e networking robusto: ADIT Arq, ADIT Invest, ADIT Juris, ADIT Share, COMPLAN e IMOBTUR. Paralelamente, a entidade realiza cursos, reuniões de melhores práticas, publicações de livros e revistas, além de missões técnicas nacionais e internacionais. www.adit.com.br

Programação Oficial

25/10 (Quarta-feira)
08h00 |Credenciamento
08h45 | Abertura Oficial
09h00 | Cidades para as Pessoas & Vida: Design urbano holístico
11h15 | Lições dos Bairros Planejados ancorados em Shoppings Centers
14h30 | Como viabilizar Bairros Planejados Econômicos
15h30 | O case dos condomínios de segunda moradia com lagos no litoral do Rio Grande do Sul
15h30 | Três pilares de sustentação da estruturação jurídica para Bairros Planejados: 1. Licenciamento e fracionamento do solo; 2. Relações contratuais e tributárias; 3. Governança e gestão do empreendimento
17h00 | O sucesso das incorporações em Bairros Planejados

26/10 (Quinta-feira)
08h45 | Abertura Oficial
09h00 | Palestra Especial com Elger Blitz – Founder and Designer Senior da Carve
Um dos mais relevantes escritórios de arquitetura globais, focado em playgrounds
10h40 | Onde o Paisagismo e o Urbanismo se encontram
11h10 | Cenário do mercado de loteamentos no Brasil
11h30 | Case: Parc Autódromo (Curitiba – PR)
11h50 | Case: Vila Carnaúba (Preá – CE)
11h50 | Represamento Amigável
12h10 | Desenvolvendo Cidades Responsivas
14h00 | Conhecer as características dos terrenos para identificar as vocações – As lições dos urbanistas
15h00 | E(nvironment)SG na Prática. Debate: projetos comprometidos com mitigação das crises climáticas

Para mais informações, acesse: https://adit.com.br/evento/complan/

Assessoria de Imprensa da ADIT Brasil

Deixe um comentário