O impacto do aprendizado online no Brasil conforme Aprendiz 2023 da Coursera – Lully FM – Entertainment
Aprendiz 2023 da Coursera

O impacto do aprendizado online no Brasil conforme Aprendiz 2023 da Coursera

  • O CEO da Coursera visitou o país para discutir o futuro do trabalho e da educação com líderes governamentais e promover oportunidades econômicas para todos
  • 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios na carreira
  • 71% dos alunos no Brasil adquiriram habilidades para aplicar em suas carreiras
  • Um terço (33%) dos alunos no país conseguiu um novo emprego ou aumentou suas ofertas de entrevista de emprego
  • Mais da metade (52%) deles melhorou seu desempenho no trabalho

Brazil – A Coursera lançou o Relatório de Resultados do Aprendiz 2023, que revela que 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios de carreira com o aprendizado online, o que demonstra o impacto real que isso tem em suas vidas. O relatório, criado em colaboração com a Huron Consulting, é o mais extenso já realizado para entender como a Coursera ajuda os alunos a conquistar carreiras e objetivos pessoais, tendo pesquisado mais de 55 mil alunos em mais de 190 países.

O relatório mostra que a Coursera está capacitando alunos em economias em desenvolvimento, como o Brasil, com habilidades necessárias para garantir empregos digitais e acelerar suas carreiras. Ao oferecer cursos de alta qualidade, certificados profissionais e diplomas das principais universidades, a Coursera ajuda as pessoas a alcançar o sucesso em meio à rápida transformação causada pela automação, avanços tecnológicos e globalização.

“Nosso relatório mostra que o aprendizado online está tendo um impacto positivo na vida das pessoas e abrindo portas para novas carreiras”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. “Estamos orgulhosos de ajudar talentos no Brasil a conquistar habilidades e credenciais requisitadas para oportunidades econômicas num mercado de trabalho globalizado, em que tudo muda cada vez mais rápido.”

As principais conclusões do relatório para o Brasil, baseadas na pesquisa com mais de mil alunos no país, estão abaixo.

  • 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios de carreira depois de completar seu último curso ou programa na Coursera:
    • 71% ganharam habilidades para aplicar na sua carreira,
    • 52% melhoraram a performance no trabalho,
    • Um terço (33%) conseguiu um novo trabalho ou teve aumento de oportunidades de entrevista de emprego,
    • 22% aumentaram seu salário ou ganhos,
    • E globalmente, 1 em 4 que conseguiram o Certificado Profissional de Nível Inicial, conquistaram um novo emprego.
  • 96% dos alunos no Brasil relataram benefícios pessoais:
    • 69% se sentiram mais confiantes,
    • 59% ganharam um senso de realização ou preenchimento,
    • E 50% sentiram que tiveram mais oportunidade de crescimento de carreira.
  • 100% dos alunos no Brasil pretendem continuar a aprender:
    • 83% estão pensando em começar um novo curso ou programa na Coursera,
    • Aproximadamente metade (49%) pretende fazer treinamento no trabalho,
    • E metade (50%) planeja se inscrever num programa de graduação.

As descobertas do relatório são especialmente relevantes agora, dado o impacto da pandemia na educação global e na dinâmica da força de trabalho. Os resultados são impulsionados por uma seleção crescente de conteúdo alinhado ao trabalho na Coursera, incluindo mais de 5.800 cursos, 750 especializações e 40 certificados profissionais de nível básico. Recentemente, a Coursera também iniciou uma plataforma de inovação para melhor atender alunos cujo foco é carreira, como cursos baseados em funções, Clips, e Soluções de Contratação Coursera.

O rápido crescimento do aprendizado online e do trabalho remoto criou oportunidades para a força de trabalho global, mas o surgimento de tecnologias de IA é um lembrete oportuno para que todos aprendam a se adaptar continuamente. Na América Latina, o Brasil é o quarto maior mercado da Coursera, com mais de 5 milhões de alunos. À medida que alunos e instituições investem no desenvolvimento de habilidades altamente requisitadas, a demanda regional por aprendizado acessível de alta qualidade torna a educação online um foco importante.

CEO da Coursera visitou o Brasil para discutir o futuro do trabalho e da educação com líderes influentes e promover oportunidades econômicas para todos

O CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda, visitou o Brasil, nesta semana, para discutir o futuro da educação e trabalhar com líderes governamentais respeitados. Sua agenda incluiu encontros com os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) para discutir potenciais parcerias a fim de oferecer habilidades e credenciais exigidas a servidores públicos e população em geral. O objetivo dessas iniciativas é aumentar a taxa de emprego na economia digital, apoiar o crescimento e o empreendedorismo de negócios locais e aumentar a produtividade e a transformação digital no setor público.

Em uma economia cada vez mais digital e num mercado de trabalho globalizado, investir no desenvolvimento de habilidades será fundamental para promover oportunidades econômicas para indivíduos, bem como para o país e a região de forma mais ampla. De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023 do Fórum Econômico Mundial,  45% das empresas veem o financiamento para treinamento de habilidades como uma intervenção efetiva e disponível para governos que buscam conectar talentos ao emprego. Por exemplo, a Coursera, em parceria com o DOT Digital Group de Santa Catarina, lançou uma iniciativa com o estado do Espírito Santo, no fim de 2022, para fornecer treinamento gratuito à população.

Agora, Maggioncalda pretende estender essa colaboração a outros estados. Durante a visita, ele também seguiu para São Paulo, onde teve reunião com Jorge Lima, secretário de Assuntos Econômicos.

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. Hoje, é uma das maiores plataformas de aprendizado online do mundo, com 124 milhões de alunos registrados em 31 de março de 2023. A Coursera faz parceria com mais de 300 universidades líderes e parceiros do setor para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos orientados e licenciaturas e mestrados. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar os negócios. A Coursera se tornou uma corporação de benefício público Delaware e uma B Corp, empresa que visa o desenvolvimento social e ambiental, em fevereiro de 2021.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *