Eletronuclear inicia projeto de gestão do conhecimento com a Impakt Consultoria

A Eletronuclear iniciou um projeto para estruturar e implementar um programa de gestão do conhecimento na empresa. Com o apoio da Impakt Consultoria, vencedora de licitação para o processo, será possível lidar com os desafios e as aspirações organizacionais por meio de diversas atividades até 2025.

A iniciativa tem o objetivo de garantir que os conhecimentos essenciais da Eletronuclear sejam gerenciados e disseminados, preservando o histórico de experiências e competências necessárias para manter a operação segura e contínua das usinas nucleares da companhia, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

“Por ser uma companhia brasileira única em seu setor, com instalações específicas, o conhecimento é uma ferramenta para a geração de resultados e de valor aos negócios e colabora para a segurança na geração de energia. Assim, esse programa visa garantir a evolução da gestão dos ativos de capital intelectual da empresa. Atuaremos no projeto completo, desde a estruturação até a implementação e o acompanhamento consultivo”, informa o sócio-diretor da Impakt Consultoria, Miguel Siano.

Além de incorporar e ampliar as ações já desenvolvidas pela organização, o programa também irá reconhecer boas práticas e implementar instrumentos de medição de qualidade. “Quanto mais capacitados forem os empregados, e quanto mais esse aprendizado for compartilhado de forma estruturada, mais segurança teremos em nossas atividades. Isso exige uma mudança de cultura que envolve a atuação em várias frentes, como a capacitação de lideranças e a construção de uma rede de multiplicadores internos”, pontua a chefe do Departamento de Educação Corporativa da Eletronuclear, Daniele Cordeiro.

Entre os fatores que demonstram a importância do projeto, pode-se destacar a dificuldade em encontrar profissionais prontos no mercado para o setor nuclear, que requer muita especialização. Por conta disso, a companhia precisa desenvolver competências técnicas e comportamentais internamente.

“Uma parte significativa das competências profissionais dos trabalhadores da empresa é obtida no dia a dia, pois a maioria das contratações é feita por meio de concurso público. É preciso ir além da educação formal e incorporar a gestão do conhecimento como uma capacidade da organização”, complementa Daniele.

Pensando nisso, a equipe da Impakt Consultoria já fez, em julho, uma visita às instalações da Eletronuclear em Angra dos Reis para conhecer de perto o trabalho da operação das usinas nucleares e as práticas existentes de gestão do conhecimento.

No final de agosto, a Eletronuclear lançou uma pesquisa on-line voltada a todos os empregados para compreender o cenário atual da companhia. A ação foi complementada por entrevistas. Nas próximas etapas, serão definidos os conhecimentos críticos, as diretrizes e os indicadores estratégicos. Posteriormente, será elaborada uma política de gestão do conhecimento.

Sobre a Eletronuclear

A Eletronuclear foi criada em 1997 para operar e construir usinas termonucleares no Brasil. Subsidiária da ENBPar, é uma empresa de economia mista e responde pela operação de Angra 1 e 2. As duas unidades geram aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil e produzem o equivalente a 30% do consumo do estado do Rio de Janeiro. Essa proporção se ampliará consideravelmente quando Angra 3, que está em obras, estiver concluída.

Sobre a Impakt Consultoria

A Impakt Consultoria ajuda empresas e organizações a gerar resultados a partir da combinação de conhecimento, inteligência e inovação. Oferece serviços de gestão do conhecimento, gestão da inovação, educação corporativa e inteligência tecnológica e estratégica, por meio dos quais se propõe a impulsionar a geração de valor do negócio e a evolução estratégica da organização. Com uma equipe multidisciplinar, experiente e criativa, a Impakt envolve os clientes ativamente na construção de cada projeto, nos níveis estratégico (elaboração de cenários e diretrizes estratégicas), tático (elaboração de modelos de gestão, processos, indicadores e governança) e operacional (concepção e aplicação de soluções, práticas e ferramentas).

Apex Comunicação/Eletronuclear

Deixe um comentário