PROA amplia vagas para cursos profissionalizantes gratuitos e abre inscrições em todo o estado do Rio de Janeiro

O Instituto PROA ampliou suas vagas para os cursos profissionalizantes gratuitos em todo o estado do Rio de Janeiro. Agora são 8 mil vagas de capacitação profissional para jovens entre 17 e 22 anos, que estejam se formando este ano ou em 2024 no ensino médio na rede pública de ensino. Jovens que já concluíram o ensino médio e tenham até 22 anos também podem participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro e as aulas começam no dia 29 de janeiro de 2024.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (SEDEICS), da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin-RJ) e da Procter & Gamble (P&G).

“A parceria com o Instituto PROA veio para promover a inclusão do jovem fluminense no mercado de trabalho e cumpre nossa missão de estimular a principal política de desenvolvimento social que existe: a geração de empregos. Capacitar milhares de jovens para conquistar o primeiro emprego significa abrir os horizontes dessa garotada para o futuro e dar a eles oportunidade de uma vida digna e com melhores expectativas. Seguimos firmes nesse objetivo”, diz o governador Cláudio Castro.

Como participar

Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa e raciocínio lógico, além da análise de documentos, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é: https://www.proa.org.br

O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (patrocinada pela P&G), Logística (P&G), Análise de Dados (iFood), Varejo (Grupo Casas Bahia – Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.

Aulas presenciais no Rio e Seropédica

Para os alunos que preferem estudar presencialmente, é oferecido na capital carioca e na cidade de Seropédica dois espaços com computadores para realizar as atividades do PROA e tirar dúvidas com um monitor. A sala P&G + PROA fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, e conta com 20 computadores com acesso à internet. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A sala da FAETEC Seropédica segue os mesmos dias e horários de funcionamento.

“Desde que fechamos essa parceria, estamos fomentando o mercado de trabalho para os jovens do Rio de Janeiro e promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens são conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, comenta Andre Felicissimo, presidente da P&G no Brasil.

Vidas Transformadas

A jovem Alice Frazão teve sua vida transformada em 2023, conquistou seu primeiro emprego na P&G e agora está vibrante com seus próximos passos na carreira.

“Através do PROA, tive a oportunidade de me desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Pude me conhecer e entender o que eu quero ser e o que terei que fazer para alcançar os meus objetivos. O PROA me preparou para o meu futuro e foi uma ponte para os meus sonhos, hoje sou jovem aprendiz na P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Sou imensamente grata ao PROA por tudo que pude viver e aprender!”, Alice Frazão, jovem aprendiz na P&G em Seropédica (RJ).

Kamille Souza formou-se em março de 2023, e já conseguiu seu primeiro trabalho via PROA. Para a jovem, o curso foi fundamental em sua primeira conquista, seu primeiro emprego com carteira assinada.

“Minha trajetória pelo curso foi excelente, tive bastante networking e os tutores passavam com muita clareza as atividades. Pude melhorar minhas habilidades e minha dicção para a conquista do meu primeiro trabalho. Durante o processo de empregabilidade, a equipe do PROA acompanhou todos os processos seletivos comigo, me ligavam para saber se fui aprovada, assim como disponibilizaram muitas vagas para eu tentar um lugar no mercado de trabalho. Sou grata ao PROA e à essa equipe maravilhosa”, disse Kamille, que hoje é jovem aprendiz na Heineken.

“A falta de qualificação para esses jovens é um grande empecilho na busca pelo primeiro emprego, sabemos disso e nosso trabalho está todo dedicado na formação desses jovens, oferecemos cursos profissionalizantes gratuitos e oportunidades reais no mercado de trabalho. Mudar a vida de jovens é a nossa missão”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou e impactou mais de

36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

https://www.proa.org.br/

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA até 15/01/2024
Início das aulas: 29/01/2024
Inscrições através do site: https://www.proa.org.br/

Requisitos: 

– Ter entre 17 e 22 anos;
– Morar no estado do Rio de Janeiro
– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas para o todo o estado do Rio de Janeiro: 8 mil

Sala P&G + PROA – Rio de Janeiro

Biblioteca Parque Estadual
Avenida Presidente Vargas, 1.261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Sala P&G + PROA – Seropédica

FAETEC Seropédica
Rua Jacimar, 099, s/n, Vera Cruz, Seropédica – RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Betini Comunicação

Deixe um comentário