Da Sapucaí para as telas de cinema, Egili Oliveira tem sua história contada em documentário no Festival do Rio

O glamour do carnaval, aliado à trajetória de uma mulher preta retinta, cuja história é forjada com doses de resiliência, são os ingredientes principais de “EGILI – rainha retinta no carnaval”, documentário que narra a preparação da atriz, professora de samba e rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral, escola de samba que integra a Série Ouro do carnaval carioca.

Aos 42 anos, Egili teve seu cotidiano retratado pelas lentes de Caroline Reucker, que acompanhou a majestade da bateria Swing Puro ao longo de sua preparação para o carnaval, observando de perto as dificuldades enfrentadas pela personagem até o momento do desfile. O Carnaval de 2022, período em que começou Caroline iniciou o trabalho, foi marcado por enredos que abordaram as raízes africanas, os tempos de escravidão e a força espiritual dos cultos afro-brasileiros. A película ressalta a busca de Egili pelo reconhecimento de sua arte e por seu lugar na sociedade brasileira e no carnaval.

Além de registrar o passo a passo da rainha, que iniciou a carreira como passista do Salgueiro há 20 anos, o documentário faz questão de ressaltar a resistência de Egili à discriminação sofrida no dia a dia e seu engajamento a favor de temas relacionados a racismo, igualdade e identidade. A história da sambista inspira e dá coragem para confiar em si mesmo e seguir seu próprio caminho apesar de muitas adversidades.

Com 80 minutos de duração, “EGILI – rainha retinta no carnaval” chega ao Festival do Rio com exibições nos dias 13 de outubro, às 14h45, no Estação NET Gávea 4, e dia 14, às 14h, no Kinoplex São Luiz 2.

Eu gosto do samba, gosto do carnaval, gosto do glamour também, (…) é o único momento que as pessoas me enxergam” são algumas das falas marcantes que expressam essa conexão de amor e sacrifício que conectam Egili ao carnaval, o maior espetáculo da Terra.

A pré-estreia do filme acontecerá no dia 12 de outubro, às 16h30, em uma exibição somente para convidados e imprensa no Estação Net Rio 4 (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo)

Serviço:EGILI – Rainha Retinta no Carrnaval

Documentário – 80 min
Classificação: Livre
Exibição ao público: 13 de outubro, 14h45 Estação Net Gávea 4 (Shoppping da Gávea); 14 de outubro, 14h Kinoplex São Luiz 2 (Largo do Machado)

Sobre Caroline Reucker
Nascida em Marl/North Rhine-Westphalia, na Alemanha, em 1985. Estudou direção de documentário na Filmakademie Baden-Württemberg. Seu filme diploma Le ciel la terre e l’homme (2018) foi exibido em mais de 25 festivais em todo o mundo e conquistou o primeiro lugar na categoria documentário de longa em festivais na Itália (2019), Portugal (2019) e França/China (2021). Seus filmes são caracterizados por uma atitude empática e aberta e permitem percepções íntimas sobre realidades incomuns e desconhecidas da vida.

Sobre Egili Oliveira
Nascida na Bahia, Egili Oliveira carrega toda a ancestralidade africana não somente na pele, mas na alma. Dos antepassados, herdou a profunda ligação com os elementos da natureza, o gosto pela cultura e pela arte. Formada em artes cênicas, a atriz e dançarina adotou o samba como meio de expressão e viaja o mundo difundindo a arte. Foi rainha do carnaval da Finlândia, Suécia e Canadá. É uma das pioneiras em ensinar e propagar a cultura brasileira nacional e internacionalmente, trabalhando na formação de passistas estrangeiras. Iniciou sua trajetória no carnaval carioca como passista do Salgueiro. Foi rainha da União do parque Curicica, Renascer de Jacarepaguá e da Mocidade Unida do Santa Marta, além de musa da São Clemente. Pelo quarto ano consecutivo, será rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral.

Deixe um comentário