De acordo com a pesquisa Demografia Médica 2024, do Conselho Federal de Medicina, a capital do Rio de Janeiro conta com 3,51 médicos especialistas para cada mil habitantes, enquanto que o interior do estado conta com apenas 1,59 profissionais por mil habitantes, número bem inferior aos parâmetros recomendados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). ,Neste cenário, a Afya, maior hub de educação e tecnologias para prática médica do Brasil,, vem investindo em capacitação de médicose impactando em atendimentos gratuitos à comunidade. O grupo inaugura em Itaperuna a Afya Educação Médica, unidade dedicada exclusivamente à capacitação de médicos na região.

Segundo Denis Del Bianco, Vice-Presidente de Educação Médica Continuada da Afya, a chegada da pós-graduação médica impacta diretamente a população. “A abertura das novas unidades da Afya Educação Médica representa um avanço tanto para a formação médica quanto para a comunidade. Além de estarmos ainda mais próximos dos médicos da região, oferecendo infraestrutura de excelência e a mesma qualidade acadêmica já presente em nossas 20 unidades no país, a iniciativa amplia os atendimentos gratuitos à população. Somente em 2024, realizamos mais de 50 mil consultas em áreas sensíveis e muitas vezes carentes do sistema público, como neuropediatria. Com as novas unidades, esse impacto social será ainda maior”, afirma.
A iniciativa integra a operação da Afya Centro Universitário Itaperuna (antiga Uniredentor), também pertencente à Afya, que já possui tradição no ensino superior em medicina. A nova unidade de pós-graduação funcionará em uma estrutura moderna, composta por 10 consultórios, 5 salas de aula e ambientes ideais para a prática clínica supervisionada.
Walter Urgel, coordenador da nova unidade, explica que a infraestrutura da Afya Médica de Itaperuna foi pensada para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e de excelência. “Contamos com consultórios modernos, salas de aula bem equipadas e ambientes dedicados à prática clínica supervisionada, o que garante que nossos alunos vivenciem a realidade da profissão desde o início. Esse padrão de qualidade é essencial para formar especialistas preparados para os desafios da medicina atual”, afirma.
A primeira pós-graduação ofertada foi em Psiquiatria, que teve início em agosto. O curso já nasce com um diferencial marcante: os alunos, supervisionados por médicos especialistas e professores experientes, realizarão atendimentos gratuitos para a população de Itaperuna e municípios vizinhos. A iniciativa não apenas qualifica os profissionais em formação, como também amplia o acesso da comunidade à saúde mental, uma das maiores demandas da atualidade. Já no primeiro dia de atividades, a Afya disponibiliza vagas para consultas psiquiátricas pela manhã e à tarde, realizadas por médicos-docentes do curso.
Segundo o Dr. Rodrigo Schettino, professor da pós-graduação em Psiquiatria, a iniciativa garante um acolhimento ético, técnico e humanizado à população e destaca que o início do curso abre um universo de possibilidades, com um ambulatório especializado e atendimentos cuidadosamente planejados para oferecer o melhor tanto aos pacientes quanto aos alunos. “Unir a formação de novos profissionais comprometidos com a Psiquiatria com à oportunidade de atender à crescente demanda por cuidados em saúde mental cria um cenário extremamente enriquecedor para a região e para a população que ela depende”, destaca o psiquiatra.
Além da Psiquiatria, outra especialização presente é a de Dermatologia. O curso terá início sob a coordenação sob a condição do Dr. Marcus Vinícius Ferrare, médico dermatologista e professor com experiência em outras unidades da Afya Educação Médica, como Ribeirão Preto, Curitiba e Belo Horizonte. Segundo o docente, as expectativas com relação ao curso são bastante positivas. “Dermatologia é uma especialidade clínica extremamente rica, e a forma como o curso foi estruturado, com equilíbrio entre teoria e prática, permitirá que os alunos aprofundem seus conhecimentos atuando diretamente junto à população local”.
A unidade de Itaperuna pretende oferecer mais de 20 especializações médicas, incluindo áreas como Pediatria Geral, Neuropediatria e Ginecologia Ambulatorial. A novidade representa uma alternativa estratégica para médicos recém-formados que ainda não ingressaram em programas de residência médica. Com um currículo baseado em evidências e voltado para a prática real, os cursos permitem que esses profissionais continuem se qualificando e atuando em suas regiões, evitando deslocamento para grandes centros urbanos.
Para informações adicionais, acesse https://educacaomedica.afya.com.br. Para agendamentos, entre em contato pelo telefone (22) 99861-1018 ou dirija-se à secretaria da Afya Itaperuna.
