Tem sido aclamada como uma “droga milagrosa” por celebridades importantes, usuários que incluem o magnata da tecnologia Elon Musk. Mas o Ozempic, cujos efeitos na perda de peso se tornaram virais nas redes sociais, foi originalmente prescrito para ajudar a combater o diabetes tipo 2. Então, por que o remédio é atualmente uma tendência, quem já confessou ter tomado e quem não admite de jeito nenhum? E é realmente a solução incrível que todo mundo pensa que é?
Ozempic, nome comercial do princípio ativo semaglutida, é um medicamento injetável formulado para ajudar adultos com diabetes tipo 2 a controlar o açúcar no sangue.
O Ozempic, fabricado pela empresa farmacêutica Novo Nordisk, é indicado como uma injeção autoadministrada uma vez por semana para controlar os níveis de glicose no sangue.
O Ozempic foi originalmente aprovado pela Food and Drug Administration (FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) para tratar pessoas com diabetes tipo 2 e que poderiam ter graves consequências para a saúde sem medicação.
Pessoas com diabetes tipo 2 que usam Ozempic podem perder peso durante o uso do medicamento.
Ozempic reduz o apetite para que você coma menos. Também retarda o movimento dos alimentos no intestino, o que significa que você fica saciado por mais tempo.
Como resultado destes benefícios de perda de peso, houve um aumento na procura de Ozempic… Por parte de pessoas sem diabetes tipo 2.
Notícias sobre os efeitos da perda de peso do Ozempic se tornaram virais nas redes sociais.
O Ozempic é um remédio que precisa de prescrição médica. Geralmente só pode ser comprado em uma farmácia.
Mas há uma tendência crescente de as pessoas obterem Ozempic por meio de receita “off-label” especificamente para perda de peso. Embora legal, a prescrição off-label é feita a critério do médico.
Na verdade, o remédio é visto por algumas pessoas com sobrepeso como uma forma rápida e conveniente de perder peso. Aliás, a obesidade é definida como tendo um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30.
Mas o aumento da popularidade do Ozempic e do Wegovy, outra marca vendida da semaglutida, levou à escassez do medicamento no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Usar Ozempic se tornou uma moda de bem-estar que teve adesão das celebridades. O bilionário da tecnologia Elon Musk revelou aos seus milhões de seguidores no Twitter que a droga era o segredo do seu emagrecimento.
Em novembro de 2024, a atriz e modelo cubana Lisandra Silva revelou que foi parar no hospital após sua primeira experiência usando o Ozempic. “Meu açúcar caiu tanto que eu tive que ligar para o pai das crianças quando senti que estava desmaiando e meus filhos estavam dormindo ao meu lado. Graças a Deus não aconteceu nada, mas senti que estava morrendo e cheguei na clínica em cadeira de rodas”, relatou.
O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson é outra pessoa pública que exaltou as virtudes do Ozempic, chegando a escrever sobre suas experiências com o uso da droga no jornal britânico Daily Mail.
Mas foi em Hollywood que o Ozempic gerou burburinho e maior polêmica. A atriz e comediante americana Amy Schumer revelou durante participação no programa ‘Watch What Happens Live with Andy Cohen’ que ela havia tomado a medicação. Ao mesmo tempo, a artista repreendeu outras celebridades por mentirem sobre o uso de Ozempic, embora ela não tenha citado ninguém específico.
A colega atriz e comediante Chelsea Handler disse que experimentou Ozempic sem saber, de acordo com uma reportagem de janeiro de 2023 do Los Angeles Times. Ela afirmou que “todo mundo toma Ozempic” e chamou o remédio de “milagre” que é “bom demais para ser verdade”.
Khloé Kardashian negou veementemente as suposições de que ela estava tomando Ozempic. A estrela de reality show foi forçada a desmentir os rumores depois que pessoas questionaram seu físico tonificado em uma sessão de fotos para a revista Sorbet.
A modelo e atriz Julia Fox é outra celebridade que ficou na defensiva, afirmando em entrevista ao ET que nunca usou Ozempic.
Mas existem algumas celebridades de Hollywood que não são tão tímidas quanto ao uso do Ozempic. A estrela de reality show Golnesa ‘GG’ Gharachedaghi não “viu uma razão para se esconder” de estar tomando remédios ao comentar sua jornada em busca de saúde durante entrevista ao ‘Entertainment Tonight’.
Infelizmente, o Ozempic não é uma cura milagrosa. A criadora de conteúdo e modelo do TikTok, Remi Bader, revelou que “ganhou o dobro do peso de volta” depois de parar de tomá-lo durante um episódio do podcast ‘Not Skinny But Not Fat’.
Alguns usuários alegaram que perderam o prazer de comer. Na verdade, um efeito colateral menos comum do Ozempic é a alteração do sabor.
De acordo com o Diabetes UK, o Ozempic pode induzir pancreatite aguda em casos raros.
E, uma alerta do fabricante do medicamento Novo Nordisk: o Ozempic pode causar redução da função renal.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde e Cuidados (NICE) do Reino Unido, o Ozempic pode ajudar as pessoas a reduzir o peso em mais de 10%.
Mas esta perda de peso só pode ser alcançada se os usuários combinarem o remédio com outras mudanças no estilo de vida, por exemplo, uma dieta hipocalórica e aumento da atividade física.
E cuidado! Você nunca deve usar Ozempic se você ou um membro da família já teve câncer de tireoide no passado, observa o Medical News Today. Da mesma forma, pacientes que têm uma forma rara de câncer chamada síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2 não devem tomar a medicação de maneira alguma.
Fontes (FDA) (Diabetes UK) (NIH) (GOV.UK) (Daily Mail) (CNN) (Los Angeles Times) (Elle) (NICE) (Medical News Today)
