Roberto Menescal e Cris Delanno
Um dos grandes nomes da música brasileira e referência incontornável da Bossa Nova, Roberto Menescal se une à cantora Cris Delanno para lançar o álbum “O Lado B da Bossa”, que chega às plataformas digitais no dia 17 de outubro. O projeto celebra não apenas a amizade e cumplicidade de mais de três décadas entre os dois artistas, mas também os 88 anos de Menescal, que prepara uma série de shows comemorativos com o mesmo repertório.
Iniciado em novembro do ano passado, o disco nasceu de um convite de Cris a Menescal com a proposta de revisitar canções menos óbvias do repertório bossanovista – aquelas que raramente figuram nas listas mais populares do gênero -. O resultado são 12 faixas que mesclam elegância, lirismo e liberdade criativa, em arranjos inéditos e cuidadosos.
Entre as canções, estão preciosidades como “Deixa” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), que abre o álbum com clima pra cima e órgão sambalançante; “Chora Tua Tristeza” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves), conduzida pela delicadeza do violão de Menescal e pelos scats de Cris; e “Mentiras” (João Donato e Lysias Ênio), que evoca o espírito criativo de Donato sem perder sua identidade própria.
Também estão no repertório “Ah, Se Eu Pudesse”, parceria de Menescal com Ronaldo Bôscoli – incluída a pedido de Cris, que a interpreta com sofisticação e emoção -, e “E Era Copacabana”, de Carlos Lyra e Joyce Moreno, que ganha uma leitura intimista, evocando as noites inaugurais da Bossa Nova vividas por Menescal e que hoje ainda ecoam no bairro onde Cris mora.
A leveza e o bom humor marcam a parceria entre os dois artistas, que transformaram o processo de gravação em uma experiência lúdica e cúmplice.
“Ela me estimulou e disse: ‘Preciso de uns contracantos, de um apoio aqui’. Na verdade, ela exigia: ‘Estou mandando’. E eu fui. Com a idade, a gente sempre fica mais sem-vergonha”, brinca Menescal, sobre sua participação nos vocais do disco.
Cris Delanno, com sua voz suave e expressiva, valoriza as letras e brinca com as sílabas, incorporando os scats – vocalises típicos do jazz -, que sempre dialogaram naturalmente com a linguagem da Bossa Nova.
“Gravar com o Menescal é como estar em casa. Ele traz essa leveza, essa alegria e um senso de humor que deixam o estúdio e o palco mais vivos. Esse disco é uma celebração da nossa amizade e da música brasileira”, comenta Cris.
“O Lado B da Bossa” traz ainda composições de Johnny Alf, Marcos Valle, Carlos Lyra, Dolores Durán e Tom Jobim, reafirmando o compromisso de Menescal e Cris com a preservação e renovação do gênero que conquistou o mundo.
“O Bondinho” (parceria de Cris Delanno e Alex Moreira, completada por Menescal) traduz com perfeição o espírito do projeto: leve, solar e cheio de musicalidade.
“Esse projeto, como todo que a gente faz na música brasileira, é muito importante, porque sempre há alguém que ainda não conhece alguma das canções que estamos cantando e contando. É um projeto simples, mas feito com muito carinho e fé. Estou muito feliz que esse álbum nasce com clipe, com show, com turnê — e tudo o que a gente merece”, celebra Menescal.
Com direção musical de Alex Moreira e participações de músicos que representam diferentes gerações da Bossa, o álbum “O Lado B da Bossa” chega como um convite para redescobrir a essência do gênero — onde a sofisticação encontra o afeto, e o tempo se dobra em notas suaves.
O Lado B da Bossa
Lançamento: 17 de outubro, em todas as plataformas digitais
Artistas: Roberto Menescal & Cris Delanno
Repertório: 12 faixas, incluindo composições de Menescal, Bôscoli, Baden Powell, Vinicius de Moraes, João Donato, Johnny Alf, Carlos Lyra, Joyce Moreno, Tom Jobim e outros.
Tracklist
* Ah Se Eu Pudesse – Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
* Chora Tua Tristeza – Luvercy Fiorini / Oscar Castro Neves
* Deixa – Baden Powell / Vinícius de Moraes
* E Era Copacabana – Carlos Lyra e Joyce Moreno
* E Nada Mais – Durval Ferreira / Lula Freire
* Esse Seu Olhar/Promessas – Antônio Carlos Jobim
* Mentiras – João Donato e Lysias Ênio
* O Bondinho – Roberto Menescal/ Cris Delanno/ Alex Moreira
* O negócio é amar – Carlos Lyra / Dolores Durán
* O que é amar – Johnny Alf
* Seu Encanto – Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle
Shows de lançamento:
Turnê comemorativa pelos 88 anos de Roberto Menescal, com apresentações no Brasil e exterior em 2025.
- Serviço
- Evento: Show de lançamento de O Lado B da Bossa – Roberto Menescal & Cris Delanno
- Data: 25 de outubro de 2025 (sábado)
- Horários: 20h e 22h30
- Local: Blue Note Rio – Av. Atlântica, 1910 – Copacabana, Rio de Janeiro, RJ
- Classificação etária: 18 anos (menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis)
- Ingressos: R$ 125,00 (inteira) com meia-entrada conforme legislação vigente
