O Rio de Janeiro vai receber, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, no Museu do Amanhã, a 7ª edição do Festival CriaBrasil, maior encontro de economia criativa do país. A escolha da cidade não é por acaso: segundo dados do Observatório da Economia Criativa, o PIB criativo já representa 5,2% da economia fluminense, acima da média nacional de 3,59%. Só em 2023, o setor movimentou R$393,3 bilhões no Brasil e empregou mais de 1,2 milhão de trabalhadores formais, crescendo o dobro da média do mercado de trabalho.
A edição de 2025 reunirá palestrantes de diferentes áreas que mostram a força da inovação social, da cultura e dos negócios criativos no Brasil. Entre eles, Carol Paiffer, CEO da Atom, sócia em mais de 100 empresas e integrante do time de Sharks no Shark Tank Brasil; Alice Freitas, cofundadora da Rede Asta, Fellow Ashoka e Women Changemaker, reconhecida internacionalmente por seu trabalho em empoderamento econômico feminino e especialista pelo Global Women in Management (Washington–EUA); Marcos Lucas Valentim, jornalista da Globo e fundador do Ubuntu Esporte Clube, primeiro projeto audiovisual da emissora desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros; Vitor Roma, líder estratégico com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, especializado em reestruturação de negócios e entregas de alto impacto financeiro e CEO da keeggo; Obirin Odara, é idealizadora da plataforma “Não me colonize”, criada em 2020. Na iniciativa, desenvolve projetos de letramento decolonial e racial; Pedro Pirim, jornalista de formação, empreendedor por paixão e psicanalista em construção. É cofundador da VOZ Futura, canal de conteúdo positivo que dá visibilidade a pessoas, projetos e empresas que estão transformando o mundo com impacto.
Além dos palestrantes, o CriaBrasil conta com embaixadores oficiais que ampliam o alcance da iniciativa e reforçam a diversidade de vozes: Entre eles, Anderson Marcelo Fernandes, CEO do Delivery das Favelas, plataforma que garante aos moradores de comunidades o direito de comprar e receber em casa produtos em geral e integrante do Conselho de Comunidades e Economia Solidária da ACRJ. Tom Macaveli, ator, comunicador e empreendedor cultural, lidera projetos de impacto como o Brota Vidigal, primeiro espaço de tecnologia dentro de uma favela no Rio de Janeiro, que conecta jovens à inovação, educação e empreendedorismo. Já Milena Sá, criadora do Páginas Pretas, fortalece a economia negra ao conectar consumidores a empreendedores pretos de todo o Brasil por meio de um app com geolocalização, além de oferecer serviços, mentorias e suporte para reduzir desigualdades sociais.
Um dos destaques será a Maratona de Impacto Positivo, que durante os dois dias vai reunir equipes multidisciplinares em workshops e mentorias para acelerar projetos criativos e sustentáveis. Os melhores trabalhos terão a chance de apresentar propostas a investidores em formato de “Shark Tank” e concorrer a premiações financeiras. Realizada na área interna do Museu, a Maratona de Impacto é uma experiência prática que une mentoria, desenvolvimento de pitches e conexão direta com investidores e especialistas do ecossistema de impacto. A iniciativa é idealizada pela EGP e patrocinada pela PETRONAS Brasil viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O encontro reunirá participantes de diferentes regiões do país em dois dias de imersão intensa, transformando ideias em soluções capazes de gerar impacto positivo em suas comunidades.
“Para o Rio, receber o CriaBrasil significa mais do que sediar um festival: é reafirmar sua vocação histórica como cidade criativa, com forte produção cultural e capacidade de gerar negócios inovadores. Em um cenário em que o Brasil busca diversificar sua economia, a criatividade se coloca como vetor estratégico, e o Rio desponta como palco natural desse movimento”, explica Vanessa Pires, CEO da Brada.
Nas edições anteriores, o evento reuniu mais de 25 mil espectadores, 150 palestras, 2800 empreendedores, além de diversas iniciativas formativas, debates e vivências artísticas.
Segundo Vanessa, a edição deste ano reforça ainda mais o compromisso do Festival com a diversidade e o protagonismo de comunidades historicamente marginalizadas. “Reuniremos uma programação ampla, com shows, oficinas, rodas de conversa, exposições interativas e experiências que estimulam o pensamento crítico e a colaboração”, finaliza.
Confira mais em: www.criabrasil.art.br
Acompanhe também no Instagram: @festival_criabrasil
Serviço
- Evento: Festival CriaBrasil – 7ª edição
- Quando: 10 e 11 de outubro de 2025
- Horário: 9h às 19h (programação sujeita a confirmação)
- Onde: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro
- Atividades: palestras, painéis, exposições, experiências externas e a Maratona de Impacto Positivo
- Ingressos e informações: disponíveis no site oficial e Sympla
