Guinu é músico desde sempre, vindo de uma família de artistas do interior de Minas Gerais. Ele já passou por bandas como Planet Hemp e é tecladista da banda do baiano Baco Exu do Blues. Há mais de uma década Guinu vive no Rio de Janeiro e em sua trajetória como compositor, produtor e cantor solo apresenta seu mais recente álbum de autorais Oxalatrix (2024) no Sesc Barra Mansa, com participação de Tássia Reis, em meio à programação do Projeto Nova Música Convida. Os shows têm início às 14h e a apresentação de Guinu está marcada para às 17h. Entrada gratuita.

“A cidade sempre foi uma personagem nas minhas composições. Em Palagô, comecei a investigar essa relação, e em Oxalatrix ela se torna uma psico-cidade, um organismo vivo feito de memórias, símbolos e sons, sempre em perspectivas afrocentradas. Pensar a cidade pela lente da deriva e do axé, a partir do olhar de um imigrante, me permitiu reimaginar não só as ruas que caminho, mas também a minha própria história. As músicas falam de solidão, autoestima, desigualdade, e o swing está sempre presente porque é assim que o trabalhador brasileiro transforma suas lutas em dança”, conta Guinu.
Com participações de nomes como Luizinho do Jejê, Curumin, JLZ, Juliane Gamboa, Matéria Prima, Thiago França, Alma Thomas e Gabi Guedes, Oxalatrix é um encontro de gerações e sonoridades que atravessam o ijexá, o samba, o funk e o jazz. No palco, o público pode esperar um espetáculo pulsante, que recria a atmosfera da psicocidade imaginada por Guinu, com arranjos ao vivo cheios de improviso, percussões ancestrais e um groove contagiante.
Serviço
- Guinu @ Sesc Barra Mansa – RJ
- Local: Frente do casarão Sesc Barra Mansa
- Endereço: Av. Tenente José Eduardo, 560 – Vila Nova, Barra Mansa – RJ, 27320-430
- Data: 18 de outubro, sábado
- Horário: a partir das 14h
- Ingressos: retirada nas bilheterias; entrada gratuita
