Aline Odara
Aline Odara, fundadora e diretora executiva do Fundo Agbara, foi indicada à edição 2025 da lista Most Influential Global Top 50 Philanthropy Edition, premiação organizada pelo MIPAD (Most Influential People of African Descent). A nomeação integra a Recognition Week 2025, realizada entre 25 e 27 de setembro, em Nova York, em paralelo à abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA80) e destaca lideranças negras que vêm promovendo transformações de impacto em escala global.
À frente do Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico voltado exclusivamente para mulheres negras no Brasil, Aline tem consolidado uma trajetória marcada pela mobilização de recursos, fortalecimento de lideranças e criação de iniciativas que ampliam direitos e oportunidades. Sua indicação reforça o protagonismo brasileiro em espaços globais de transformação social: desde 2017, nomes nacionais vêm sendo reconhecidos pelo MIPAD em áreas como negócios, cultura, governança e filantropia.
“Ser indicada ao MIPAD é um reconhecimento coletivo, que celebra não só a minha caminhada, mas o trabalho de todas as mulheres negras que constroem diariamente caminhos de resistência, inovação e esperança. Este prêmio reafirma que nossas vozes e ações têm impacto global”, afirma Aline Odara.
Fundado em 2017, o MIPAD é uma organização global sediada nos Estados Unidos, reconhecida e parcialmente financiada pela ONU, criada em apoio à Década Internacional dos Afrodescendentes. Em 2025, a ONU lançou a Segunda Década Internacional dos Afrodescendentes (2025–2034), reafirmando os pilares de Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.
Sobre o Fundo Agbara
O Fundo Agbara, palavra yorubá que significa “potência”, é uma organização sem fins lucrativos e de impacto social cuja missão é promover o Bem Viver com protagonismo de mulheres negras, a partir da redistribuição de poder e recursos, da reparação histórica, da valorização das culturas afro-brasileiras e da regeneração de territórios e relações com a natureza. O Agbara é o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil e nasceu em setembro de 2020 com o propósito de apoiar mulheres negras em todo o país, o grupo demográfico mais impactado pela crise econômica gerada pela pandemia.
