Luana Piovani, de 49 anos de idade, chamou atenção ao compartilhar nas redes sociais, nesta quarta-feira (25), um vídeo do produtor de conteúdo Adalberto Neto, que criticou musas e rainhas de bateria que mostram nas redes seus ensaios de samba. No vídeo, ele afirma que a prática revela “oportunismo e uma afronta” por ocupar espaços que, segundo ele, deveriam ser protagonizados por mulheres das comunidades.

O conteúdo compartilhado por Piovani ganhou repercussão já que nesta última semana Virginia Fonseca, de 26, coroada rainha de bateria da Grande Rio no último sábado (20), e Cintia Dicker, de 38, musa da Salgueiro, atual esposa de Pedro Scooby, ex de Luana, mostraram seus treinos para os desfiles do Carnaval 2026.
Adalberto Neto destacou que muitas celebridades brancas, incluindo modelos, blogueiras e atrizes, investem tempo e dinheiro em aulas de samba, mas ignoram questões raciais e sociais ligadas à história do Carnaval. “Enquanto rola o debate de roubo de protagonismo no carnaval, de que os lugares de privilégio nas escolas de samba têm que ser ocupados por meninas e mulheres das comunidades, vocês ignoram”, disse no vídeo.
Para Adalberto, a divulgação desses treinos, muitas vezes transformada em memes nas redes sociais, evidencia um interesse financeiro e de exposição das celebridades, mais do que um engajamento com a cultura do samba e com as comunidades que a sustentam.
O vídeo compartilhado por Luana Piovani reacende o debate sobre representatividade, privilégio e protagonismo no Carnaval, levantando questionamentos sobre quem realmente ocupa os espaços de destaque nas escolas de samba.
