Com a proposta de amplificar o universo da experiência AFROPUNK para além de Salvador, o evento criou em 2024 uma versão especial e itinerante da andarilha – que já passou por Belém e São Paulo e este ano desembarcou no Maranhão e, agora, chega ao Rio de Janeiro. O AFROPUNK Experience Rio de Janeiro tem data marcada para o dia 04 de outubro, no Terreirão do Samba. Seguindo os rastros conceituais que guiam a plataforma AFROPUNK globalmente, o evento reafirma sua proposta de provocar encontros entre diferentes gêneros e movimentos da cultura negra, com um line-up que reúne AJULIACOSTA, com seu novo álbum “Novo Testamento”, O Kannalha convidando MC Carol, a dupla paulistana Tasha & Tracie, a comemoração dos 13 anos do conhecido Terreiro de Crioulo, o coletivo francês Spiritual Gangsta com Anaïs B no comando e um DJ Set colaborativo com a Yolo Party; além do Baile Charme do Viaduto Madureira. Ainda há ingressos disponíveis aqui.
O AFROPUNK Experience chega ao Rio de Janeiro propondo uma interlocução entre o rap, o funk e o samba, criando conexões entre públicos diversos e celebrando a riqueza cultural da negritude. Não por acaso, o centro do Rio foi escolhido como palco do evento – uma região marcada por levantes históricos e simbólicos, onde passado e presente se entrelaçam na construção de novas narrativas. “Esta chegada em terras cariocas é muito simbólica e necessária. O centro da cidade é um território atravessado por memórias e resistências negras, e também por manifestações culturais que seguem pulsando até hoje. Nossa intenção é conectar essas histórias com o presente e o futuro, criando um espaço onde a potência criativa carioca e brasileira possa se encontrar, dialogar e celebrar em liberdade”, afirma Ana Amélia Nunes, sócia e diretora de conteúdo da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país.
Um dos nomes mais elogiados da nova geração do rap nacional, AJULIACOSTA fez história este ano ao levar o seu primeiro BET Awards, na categoria “Best New International Act”. A rapper paulistana liderou uma conquista simbólica para o rap feminino nacional, levando consigo um legado de resistência, representatividade periférica e criatividade que vai além da música. Falando em legado, a dupla Tasha & Tracie tem trilhado sua história com muito rap e ganhando espaço como referência para a nova geração. O Kannalha, por sua vez, chega diretamente das cenas do pagodão baiano com uma performance que une crítica social e entretenimento nos versos – trazendo a força das quebradas para o centro do evento ao lado da convidada especial direto de Niterói, MC Carol. Celebrando seus 13 anos de história, o conhecido Terreiro de Crioulo também tem presença confirmado no line-up, junto ao coletivo francês Spiritual Gangsta com a fundadora Anaïs B no comando e um DJ Set colaborativo com a Yolo Party; além do Baile Charme do Viaduto Madureira.
A nova edição do Experience conduz o público afropunker num esquenta que pegará fogo somente em novembro, na quinta edição do AFROPUNK Brasil. Este calendário teve início no Maranhão, em agosto, e chega agora ao Rio de Janeiro, em outubro, para encerrar 2025 nos dias 08 e 09 de novembro, em Salvador – com Tems, Coco Jones, Sister Nancy & BaianaSystem (em show inédito), BK’, Péricles, Liniker, ÀTTØØXXÁ, Budah, Núbia convida Muzenza, MC Luanna, Os Garotin, o show “40 anos da AFRO Axé Music: Tatau convida Marcia Short e Lazzo Matumbi”, além do encontro entre Budah e o rapper, compositor e produtor musical Wyclef Jean – nome emblemático do hip hop mundial e um dos integrantes do lendário grupo Fugees – e os DJs Boneka e Umiranda. O AFROPUNK Experience Rio de Janeiro conta com patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio da Heineken, Spotify como player oficial, e apoio da GOL Linhas Aéreas, companhia aérea oficial do evento.
SERVIÇO
- AFROPUNK Experience Rio de Janeiro
- Data: 04 de outubro de 2025
- Local: Terreirão do Samba
- Endereço: R. Benedito Hipólito, 66 – Centro, Rio de Janeiro
- Ingressos: https://afropunk.byinti.com/#/event/afropunk-experience-rio-de-janeiro
