Raphinha, Lamine Yamal, Ousmane Dembélé. Barcelona e PSG. Ronaldinho Gaúcho. Tudo isso se somará a partir das 16h desta segunda-feira (22), com o início da cerimônia de entrega da Bola de Ouro , troféu que simboliza o jogador que viveu a melhor temporada, no Théâtre du Châtelet, em Paris.

E ele será entregue pelo Bruxo, cuja idolatria por Barcelona e PSG marcou época. Esse é mais um indicativo de que de fato os três atletas que abrem essa reportagem são os que disputam o prêmio, apesar da lista de 30 nomes que concorrem. Até o prêmio, serão divulgados os jogadores que ocupam posições anteriores ao pódio.
Ronaldinho é ídolo de Raphinha
O atual jogador do Barcelona nunca escondeu sua admiração por Ronaldinho. Há até uma relação de amizade entre o pai de Raphinha e o Bruxo, e os três são nascidos em Porto Alegre. A relação, porém, teve um problema há cerca de um ano.
Um vídeo veiculado por Ronaldinho, em que dizia ser difícil encontrar ânimo para ver os jogos e de que esse talvez era um dos piores times dos últimos anos, sem líderes de respeito e jogadores medianos em sua maioria, não caiu bem entre jogadores da Seleção. Tratava-se de uma ação publicitária, mas Raphinha foi questionado a respeito em entrevista coletiva e se mostrou chateado.
Lamine Yamal herdou camisa 10 do Barça
No ano passado, um vídeo de Yamal, ainda criança, reagindo a lances de Ronaldinho viralizou, mostrando que o brasileiro serviu de inspiração para a carreira dele. Em julho de 2025, a jovem estrela assumiu a camisa 10 do Barcelona e postou homenagens para jogadores que já a vestiram, como Maradona, Ronaldinho e Messi.
Dembelé é o favorito
Apesar de Raphinha ter números melhores que os concorrentes, é Dembélé o favorito a ganhar o prêmio neste ano. O francês arrastou títulos pelo PSG: Campeonato Francês, Liga dos Campeões, Copa da França…
Antes mesmo desses títulos, em entrevista ao L’Équipe, Ronaldinho disse que o jogador da equipe francesa que mais se assemelhava a ele era justamente Dembélé, apontando que ele tinha um estilo ‘meio brasileiro’.
Critérios
A Bola de Ouro segue três critérios principais:
- Desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante.
- Desempenhos coletivos e conquistas.
- Classe e fair play.
