Com a presença de autoridades, nomes ligados à cultura e à gastronomia mineira, assim como pessoas da comunidade regional e do munícipio de Varginha, a Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira já pode ganhar o título de “sucesso”. Realizada na Praça do ET, em Varginha, sul de Minas Gerais, o evento reúne cinema e gastronomia para fomentar a rica cultura do estado de Minas Gerais. Entre as autoridades, destaque paraBruno Araújo, Secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico no Governo de Minas Gerais; Pablo Pires, da Diretoria de Audiovisual e Projetos Digitais da Empresa Mineira de Comunicação; e Tereza Lemos, Presidente da Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais – Fecitur.

Em meio a palestras, debates, exibições de documentários, rodada de negócios e roda de conversa, houve o lançamento do “Um Prato pra Chamar de Nosso”, com uma receita criada pela chef Milsane Sebastião, especialista em ingredientes genuínos de Minas Gerais, para homenagear o munícipio de Varginha, seu povo e sua identidade. “Fiquei muito honrada de ser escolhida pra criar esse prato, ainda mais para uma cidade tão importante como Varginha. Foi incrível trazer todos esses produtos e criar um prato de uma cozinha contemporânea com referência mineira e ingredientes locais”, comenta.
A chef explica que o prato trata de produtos tradicionais e o uso de ingredientes atuais: é a união do passado e do presente. “Após o lançamento, muitas pessoas vieram me dar um abraço e disseram que o prato a fizeram lembrar da infância, do pai, do avô. Um prato que merece abraço é porque chegou ao coração. Por isso, quero muito que as pessoas se apropriem desse prato, e acredito que ele tem uma potência enorme para se tornar uma referência de Varginha”.
Com o sugestivo nome de “Fubá Suado com Panceta Banhada na Manteiga ao Molho de Café”, os ingredientes utilizados na composição do prato são importantes produtos de Varginha: o café, a Manteiga Real (marca que completa 100 anos de história), a carne suína e o milho.
“A Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira já realizou o cadastro do prato junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHAMG), por meio do programa `Patrimônio Cultural em Lugares da Cozinha Mineira’. Uma garantia de que Varginha vai entrar para o cenário gastronômico de Minas Gerais e auxiliar na promoção da cultura mineira”, explica Idmara Galo, da Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, produtora do evento.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com a produção da Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, conta com os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Varginha-MG, Fundação Cultural de Varginha, Prefeitura Municipal de Varginha e Câmara Municipal de Varginha.
Também conta com os patrocínios do Sicoob Credivar e do Via Garden Varginha Hotel, assim como as parcerias da Emater-MG, Sebrae MAX, Rota Turística do Café Sul de Minas, Vida Viva, Senar – Centro de Excelência em Cafeicultura e Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha/Faemg-Senar.
Serviço
- Evento: Mostra de Cinema & Gastronomia Rural Mineira
- Data: 27 e 28 de agosto de 2025
- Local: Concha Acústica / Varginha-MG
- Informações: www.cinemaegastronomiarural.com.br instagram.com/cinemaegastronomiarural/
